Como organizar um workshop


4298269972_2eb4ef142c

O Workshop é uma aula em que o especialista passa os seus conhecimentos para a plateia. Algumas pessoas costumam confundir o workshop com uma palestra, mas enquanto na segunda os espectadores assistem a tudo sem muita interação, no primeiro o objetivo é justamente a interação. Alguns workshops podem ser considerados como um conjunto de palestras, pois algumas vezes, nesses eventos, vários profissionais passam as suas experiências e vivências em áreas diversas. O lugar mais recomendado para realizar um workshop é um auditório amplo para que as pessoas se sintam confortáveis e abertas para receber todas as informações que serão debatidas. Por ter, na maioria das vezes, duração de um dia, o workshop precisa ser interessante para manter todos os participantes atentos.people attending workshop and working on chart on board w725 h482 600x250 Como organizar um workshopComo fazer um bom workshop 

Para fazer um workshop que seja interessante é necessário fazer uma programação bem dividida. Os equipamentos usados durante a apresentação também são fundamentais para uma boa apresentação.

  • Materiais
  • Computador
  • Projetor
  • Tela

Passo a Passo 
1. Conheça o público que irá participar do workshop, isso irá fazer com que os assuntos a serem abordados sejam realmente interessantes. Com essa informação também é possível escolher melhor quem irá palestrar no workshop.
2. Contrate uma empresa, ou compre se necessário, equipamentos que servirão de suporte para todos os palestrantes, os projetores são muito eficientes na hora mostrar algum material visual. Ter computadores de qualidade também ajuda muito.
3. Faça uma pré-seleção sobre tudo o que será debatido durante o workshop.
4. Divida o evento em blocos, isso irá fazer com que os participantes não se cansem, deixando-os sempre interessados.
5. Na divisão dos assuntos coloque aqueles assuntos mais densos para o início do workshop, pois nesse momento os espectadores estarão mais atentos.
6. Deixe os professores mais “divertidos para o final”.
7. Proponha pequenos intervalos entre um palestrante e outro para que os participantes possam tomar água ou ir ao banheiro.
8. Distribua o material da palestra impresso ou em um pen drive, isso irá passar mais seriedade.
9. Reserve um espaço para que as pessoas possam expressar as suas opiniões, dúvidas e sugestões. As informações passadas por essas pessoas podem ser muito importantes na hora de organizar um próximo evento.
10. Procure lugares amplos e confortáveis, eles também precisam ter uma boa infraestrutura e fácil localização, dessa forma o público não terá dificuldades em encontrar o local.

gwaveblvd 015 400x250 Como organizar um workshopDicas 
1. Na hora de montar um workshop procure palestrantes que tenham total domínio do assunto que será apresentado no evento. Esse tipo de acontecimento geralmente é frequentado por pessoas que já trabalham nas áreas.
2. Não misture os assuntos, isso poderá dificultar o aprendizado, na maioria das vezes, o workshop costuma ser uma espécie de curso intensivo sobre um assunto específico.
3. Na hora de divulgar o seu workshop procure os locais onde o público-alvo esteja presente.
Prender a atenção das pessoas hoje em dia é um dos grandes obstáculos de professores e palestrantes em todo o mundo, principalmente por causa do excesso de informação. Falar em público é uma arte e os grandes palestrantes continuam em alta. Escolha dos melhores e boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

7 replies to this post