Como prevenir a gravidez na adolescência


A adolescência é uma fase de descobertas. É também o despertar do desejo sexual (a maior parte dos jovens brasileiros inicia a sua vida sexual nessa fase). A gravidez na adolescência é um problema, pois isso representa uma carga de responsabilidade e exigências que os adolescentes não estão preparados para assumir. Esse texto irá listar alguns cuidados sobre como prevenir a gravidez na adolescência.

gravi1 Como prevenir a gravidez na adolescência

Via Flickr

Diálogo e prevenção

A melhor forma de prevenir a gravidez na adolescência é praticar o diálogo. Justamente por ser uma época de descobertas, o adolescente está preparado fisicamente para iniciar a sua vida sexual, mas não psicologicamente. E muitas vezes por pura falta de conhecimento, eles não estão cientes das consequências de suas decisões, especialmente na sociedade brasileira cujo sexo é tratado em músicas, filmes, livros, etc. Dessa forma, o adolescente sem a correta orientação, pode pensar que a sexualidade é apenas uma atividade prazerosa desvinculada de precauções.

Abra um espaço de diálogo com o adolescente, permita que ele exponha as suas dúvidas e angústias. Seja honesto ao respondê-lo. Evite sempre as simplificações e os exageros. Seja franco. Dessa forma, sempre que tiver dúvidas, o adolescente irá procurar primeiro os pais.

gravi2 Como prevenir a gravidez na adolescência

Via Flickr

Acesso aos meios contraceptivos

Outra forma de prevenir a gravidez na adolescência, é disponibilizar os meios contraceptivos, principalmente a camisinha que serve também para prevenir as doenças venéreas. Por motivo de vergonha ou receio, o adolescente pode não querer ir até a uma farmácia comprar uma camisinha. Por isso criar formas alternativas de disponibilizar camisinhas é uma das melhores maneiras de prevenir os problemas. É claro que esse assunto é polêmico, muitos dizem que o acesso amplo aos meios contraceptivos poderia ser um incentivo a prática do sexo. É importante observar que parte dos adolescentes irá praticar o sexo de qualquer maneira, sendo assim, que seja então de forma mais segura. Por conta das polêmicas em torno do assunto, o ideal é que as medidas tomadas envolvam as opiniões tanto dos pais e responsáveis quanto dos adolescentes. Se a estratégia é disponibilizar camisinhas nas escolas, por exemplo, que seja marcada uma reunião com pais e alunos, para tentar chegar a um acordo.

gravi4 Como prevenir a gravidez na adolescência

Via Flickr

Esperamos que nossas dicas sejam úteis. Sexo é vida!