Como prevenir verminoses e remédios caseiros para verme


Acometendo crianças e adultos independente da classe social, sexo ou raça, as verminoses são um grave problema de saúde pública que muitas vezes, principalmente devido sua grande prevalência, são tratadas com displicência pelas pessoas que não vêem tais moléstias como um problema sério e que deve ser prevenido.

vermes 1 600x356 Como prevenir verminoses e remédios caseiros para verme

O termo verminose refere-se à doença provocada por parasitas do reino animal que habitam nosso corpo provocando doenças, em especial no sistema digestivo trazendo uma série de conseqüências, muitas vezes fatais.

Dentre as mais comuns podemos destacar:

Ascaridíase: Provocada pelo Ascaris lumbricóides causando sintomas como náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal, febre baixa, hemorragias, tosse com sangue, asfixia e até a morte, dependendo do grau e carga parasitária

ascaristexto Como prevenir verminoses e remédios caseiros para verme

Teníase: Causada pelos parasitas Taenia solium e Taenia saginata a teníase (também conhecida como solitária) pode causar alterações no apetite, que vão de fome intensa à ausência de fome, enjôo, diarréia recorrente, perturbações nervosas, irritação, fadiga, insônia além de enterites. Há ainda outra doença grave causada pelo mesmo parasita e que afeta o sistema nervoso chamada cisticercose.

ciclo da teniase Como prevenir verminoses e remédios caseiros para verme

Esquistossomose: Considerada a forma mais grave de parasitose provocada por organismo vivo multicelular a esquistossomose mata milhares de pessoas anualmente em todo o mundo. Trata-se de uma doença causado por vermes do gênero Schistosoma e tem como principais sintomas: febre, mal estar, cefaléias, astenia, dor abdominal, diarréia sanguinolenta, dispnéia, hemoptise, artralgias, linfonodomegalia, esplenomegalia, hepatomegalia, ascite e hipertensão portal, podendo levar à morte.

Esquistossomose1 Como prevenir verminoses e remédios caseiros para verme

Como podemos perceber salvos alguns específicos para cada parasitose, os principais sintomas de uma verminose são cólicas, enjôo, mudança de apetite, indisposição, fraqueza, emagrecimento, tontura, vômitos, diarréia, dentre outros. Podemos notar também que em sua maioria são doenças que podem trazer conseqüências gravíssimas ao portador, mas, em contrapartida, são de fácil prevenção e tratamento na maioria das vezes.

Neste artigo, Comofas te ensina como prevenir verminoses e remédios caseiros para verminose.

Prevenindo

1)    Mantenha limpos banheiros e outras instalações sanitárias, além disso lave sempre as mãos após sua utilização.

2)    Da mesma forma, evite banheiros de uso público.

3)    Mantenha as unhas limpas e aparadas.

4)    Evite andar descalço, principalmente em áreas de risco como esgotos a céu aberto, fossa séptica, lagoas, lagos ou outros reservatórios de água parada.

5)    Beba sempre água filtrada ou fervida, evite beber água de reservatórios como os citados acima e sem tratamento prévio.

6)    Cozinhe sempre os alimentos, principalmente as verduras, que devem ser lavadas em água corrente. Para as folhas vale ainda a dica de usar a água corrente sempre da base mais ampla para a mais estreita, diminuindo assim a superfície de fixação do parasita.

7)    Mantenha sempre limpos os utensílios domésticos.

Remédios para verme

As dicas a seguir baseiam-se no que já foi testado e aprovado pela cultura popular, qualquer dúvida consulte um médico!

1)    Misture suco de limão, alho e semente de abóbora e tome durante 4 dias pela manhã, ainda em jejum.

2)    Mastruz com leite, tomar com leite pela manha ainda em jejum.

3)    Temperos: Alguns temperos como hortlã, alho, mastruz, coentro, salsa e cebolinha ajudam à combater verminoses. Alterno-os em sua alimentação.

4)    Geléia contra vermes: Misture e esmague 4 bananas maduras, uma porção de mastruz, meia de hortelã e um copo e meio de açúcar. Misture bem os ingredientes e leve ao fogo até tomar o ponto de geléia.

5)    Novamente, nenhum tratamento contra verminose deverá ser feito sem o acompanhamento médico.

6 replies to this post
  1. acho que estou com verme e nao sei como tratar com isso sem ir ao medico,pois tenho suspeita de estar gravida.
    estou com dor em volta do umbigo,colicas abdominais e o meu coco esta saindo esfolado.
    Isso é constante?Porque isso acontece?
    minha mestruaçao ainda nao atrazou pois fiz sexo a poucas semanas e nao usei camisinha queria saber se esses sintomas barriga dura, coco esfolado , dores em volta do umbigo e tonturas constantes é pirigoso ser vermes ou gravidez?
    minha amiga tambem esta com os mesmos sintomas e como acabei de ler ali esta escrito para tomar suco de limao misturado com uma sere de coisas e a nossa dor aconteceu por causa de um limao q chupamos juntas.
    limao faz bem ou nao?
    oque pode ter causado tudo isso?

    espero resposta por favor me responda o mais rapido possivel estou muito angustiada com tudo isso