Como produzir própolis


prop

A palavra própolis vem do grego e significa “defesa da população”. O própolis é uma mescla das substâncias do pólen com secreções das abelhas, com resinas vegetais, cera de abelha, óleos essenciais, pólen (5%), flavonóides, aminoácidos, minerais, açúcares, entre outros componentes. Ele é também rico em bioflavonóides e vitaminas, tendo ação antioxidante e antibiótica. A medicina o reconhece como um remédio natural, que hoje é amplamente usado em spray para a garganta, misturado às vezes com outros ingredientes, como o guaco e agrião.

Dentre os benefícios do própolis para a saúde, podemos citar suas seguintes propriedades: antimicrobiana, antifúngica, anestésica, antibactericida, anti-inflamatória  estimulante sexual e cicatrizante. Seu uso é ótimo para tratar gengivites e dores de garganta, causadas por inflamações ou infecções.

Aqui, iremos lhe mostrar dicas passo a passo para você produzir seu próprio spray de própolis, o mais simples, que não exige muitos ingredientes para se fazer.

4529127312 2665039552 z F550x450 Como produzir própolisMaja Dumat / Flickr

Ingredientes

  • 1 litro de álcool de cereais (encontrado em lojas de produtos naturais)
  • 150 g de própolis verde ao natural

Modo de preparo

Coloque o álcool de cereais em um frasco de vidro com capacidade para 3 litros. Você pode utilizar uma rolha para fechá-lo. Primeiro, esterilize-o e a rolha com água quente. O propólis deve ser colocado em um saco de papel e congelado por 72 horas. Após este período, você já pode quebrá-lo em pedaços e colocá-lo no frasco, junto ao álcool de cereais. Aqueça um pouco de cera em banho maria, derretendo o suficiente para banhar a rolha. Após fechar o frasco, agite-o por um minuto, a cada três horas, durante um dia. Depois, o propólis deve ficar por no mínimo trinta dias descansando, ficando com coloração amarelada. Assim que vir que o própolis parece estar em pó, coe tudo com filtro de café dentro de um funil. Seu extrato está prontíssimo e durará no máximo um ano!

Convenhamos que para uso individual compensa mais comprá-lo pronto, mas para que toda a família use, convém fazê-lo em grande quantidade. Lembremos que a posologia indica que ele seja aplicado na garganta por três vezes ao dia. Não se esqueça que o própolis não faz milagres, portanto ele age como um complemento a qualquer tratamento medicamentoso tradicional ou fitoterápico/homeopático. 

Você pode aplicar o spray em machucados e queimaduras, devido sua ação cicatrizante. Ou simplesmente para refrescar o hálito, não há contra indicação. Somente deve-se observar se o uso lhe causa alguma alergia e as mulheres grávidas devem evitar quaisquer substâncias até o terceiro mês de gestação. 

Ao usar produtos naturais vemos como a natureza é incrível, porque nela encontramos todos os remédios necessários à manutenção de nossa saúde. Quanto mais aproveitarmos esse potencial, menos ingredientes químicos estaremos adicionando ao nosso corpo. Ainda não há pesquisas consistentes, mas tem-se especulado sobre a ação antitumoral do própolis. 

5838692911 f58b0a5f28 z F550x450 Como produzir própolisnickodoherty / Flickr

Bom preparo e muita saúde!

(Imagem destaque: Emma Jane Hogbin Westby / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !