Como receber documentos nos Correios


correio

O serviço de entrega domiciliária dos Correios, além de entregar faturas de bancos, cartões de créditos, companhia de água e luz, ainda entregam muitas correspondências extremamente importantes e particulares aos clientes. Contudo, algumas correspondências não podem ser recebidas em casa por uma diversidade de fatores. Entre esses fatores pode-se citar a ausência do destinatário, a impossibilidade de entrar em contato com moradores do endereço, a mudança de endereços e a consequente recusa dos moradores atuais, ou ainda, simplesmente por causa das regras internas, como encomenda a cobrar por exemplo, que obrigam o destinatário ou seu autorizado a buscar a encomenda nos Correios. Isso acontece muito com documentos, para isso é necessário seguir algumas dicas para a retirada dos documentos.

3382790063 4186cfc5eb z F550x450 Como receber documentos nos Correios

Via Flickr

Retirada de documentos nos correios pelo próprio destinatário

Quando o carteiro de entrega a domicilio deixa um aviso de chegada de correspondência na caixinha de correio, ele anota todas as informações necessárias para que o destinatário tenha sua tarefa facilitada. O endereço de onde ficará a encomenda e o tempo no qual ficará disponível são as principais informações. Preste bastante atenção na data limite para retirar. Depois dessa data, será devolvida ao remetente ou será enviada para destruição, o que acontece muito com documentos oficiais como carteira de motorista e documento de veículos. De posse dessas informações siga os seguintes passos:

  1. Vá até o endereço indicado no aviso de entrega munido de documentos pessoais. Muitas pessoas questionam o fato do carteiro entregar para qualquer pessoa na casa do destinatário. Acontece que em casa está sendo entregue no endereço e não no correio, sem ter a certeza de que a pessoa realmente mora no local. Nesse caso o que vale é o nome do destinatário. Tendo um documento com foto, o atendente solicitará que assine uma guia de confirmação e o procedimento está concluído;
  2. Para o caso de sedex a cobrar, é necessário que leve além de um documento pessoal com foto o aviso de chegada, para que seja efetuada a cobrança. Outros documentos também é interessante levar o aviso de chegada ou o numero de rastreamento para facilitar o trabalho do atendente.
4261983020 11f24eb7cb z F550x450 Como receber documentos nos Correios

Via Flickr

Retirada de documentos nos correios por terceiros

  1. Caso o destinatário esteja impossibilitado de ir até a agência dos correios para retirar o documento poderá se dirigir a um cartório da cidade e autenticar uma autorização com firma reconhecida dando plenos poderes de retirada para uma outra pessoa. Na autorização, o destinatário deve citar seus documentos pessoais, indicando o endereço de chegada de correspondência e também os documentos pessoais do autorizado. Também deve citar quais correspondência autoriza a retirada, se são todas elas ou apenas uma em particular. Para isso deve citar o número do registro. Inclusive é preciso citar o motivo da incapacidade de retirar o documento e o tempo de validade da autorização. 
  2. Com a autorização em mãos a pessoa deve seguir até a agência dos correios com o aviso de chegada e com um documento pessoal com foto. para esse caso é obrigatório portar o aviso de chegada.
Mesmo que conste como mão própria ou MP, a qual seria entregue apenas o destinatário, a autorização da pleno poderes ao terceiro. Sendo assim é possível a retirada do documento. Boa sorte e sucesso sempre.