Como reconhecer firma


4167497700_57093a8472

Reconhecimento de firma, procedimento comum nas negociações de compra e venda de bens trata-se de uma declaração do notário ou escreventes de um cartório de que determinada assinatura é verdadeira ou semelhante. Em algumas situações como contrato de locação, compra e venda e outras situações, esse procedimento se faz necessário.

Entenda primeiramente o que significa a expressão “firma”: é uma linguagem de cartório e quer dizer basicamente assinatura. Geralmente pessoas que mexem frequentemente com documentações, como advogados, contadores, corretores de imóveis, entre outros, precisam sempre reconhecer a sua assinatura em contratos e para tal precisa abrir uma firma (fazer um cartão de assinaturas) em um cartório de notas.

Não se paga nada para fazer o cartão e a sua assinatura fica arquivada no cartório, quando alguém quiser saber se a sua assinatura em determinado documento é realmente a sua, leva o documento para reconhecer firma.

Existem dois tipos de reconhecimento, por semelhança e reconhecimento como verdadeiro. Como semelhança, quem assinou não precisa ir até o cartório e o escrivão assina atentando que a referida assinatura é semelhante com a que possui em seus registros.

Já o reconhecimento como verdadeiro, o escrivão assina atestando que com 100% de certeza de que aquela assinatura é realmente da pessoa citada no documento e para que isso ocorra, nesse tipo de reconhecimento é obrigatória a presença da pessoa que terá sua assinatura comparada e reconhecida, inclusive deve-se assinar lá perante o escrevente que atender o caso.

5505233538 694010339b Como reconhecer firma Larry Kwan/Flickr

Para ter a sua assinatura reconhecida é preciso

  • Possuir cartão de assinatura no cartório
  • Ter mais de 18 anos
  • Possuir os documentos pessoais

Como fazer

  1. A parte que está interessada no reconhecimento da sua assinatura levará o documento assinado por você no cartório em que foi feito seu cartão e fará o procedimento, que tem um custo baixo sem que seja preciso sua presença no caso de reconhecimento por semelhança.
  2. O processo leva alguns minutos no cartório e depois de concluído, assinatura validada, as partes dão prosseguimento a negociação, seja locação de imóvel, compra ou venda de bens, etc.

Para reconhecer como verdadeiro, proceda da seguinte forma.

  1. Todas as partes envolvidas na negociação precisam comparecer no cartório. Para isso combinam entre si dia, hora e em qual cartório se encontrar.
  2. Peguem uma senha e aguardem sua vez.
  3. Ao ser chamado pelo escrevente, às partes solicitam o reconhecimento como verdadeiro da(s) assinatura(s).
  4. Caso a parte que terá a firma reconhecida ainda não tiver cartão, deverá apresentar as originais de documentos pessoais e fazer o cartão ou abrir firma, que é o termo mais utilizado. Lembrando que a confecção do cartão não tem custo.2962194797 06b1dc08ac Como reconhecer firma laverrue/Flickr
  5. Em seguida, quem terá a assinatura comparada e reconhecida, assina o documento referente à negociação que levou as partes ao cartório. Isso deve ocorrer na frente do escrevente e a assinatura deve ser igual à do cartão.
  6. Em seguida ocorre os procedimentos finais, como carimbo, assinatura e pagamento do reconhecimento da firma e esse processo está pronto.
  7. As partes envolvidas na negociação podem dar continuidade à ela.

O reconhecimento de firma foi criado para que o cidadão que esteja vendendo, locando imóvel, dando plenas poderes a alguém ou qualquer outra situação saiba que a assinatura é legítima, não se tratando então de falsificação. Dessa forma o documento com assinatura reconhecida especialmente a do tipo “como verdadeira” tem peso legal, no caso de não cumprimento dos deveres citados no documento citados no documento.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Keller-Postal-Express/Flickr )

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post