Como recuperar fotos excluídas do celular


800px-Panda_on_a_mobile

É frustrante descobrir que perdemos alguma coisa, e é pior ainda quando se trata das lembranças de nossos melhores momentos. É difícil encontrar alguém que nunca tenha perdido uma foto ou arquivo que lhe trazia uma lembrança valiosa.

A facilidade com que obtemos fotos digitais hoje em dia, fez com que ficássemos negligentes com a segurança delas, logo acabamos nos dando por falta depois que o arquivo ficou perdido. A boa notícia é nada é realmente apagado em definitivo, seja no celular, computador ou cartão de memória. Fazendo o procedimento certo logo que surgir o problema, suas chances de recuperar a foto apagada serão enormes.

Vejamos agora como recuperar as fotos excluídas de seu celular.

4811089069 ef0c6289b4 Como recuperar fotos excluídas do celularlucamascaro/Flickr

Você vai precisar de

  • Um computador;
  • Celular;
  • Cabo usb para seu celular;
  • Software Recuva.

Passo a passo

  1. Baixe o programa Recuva. Ele é gratuito e é produzido pela Piriform, a mesma empresa que desenvolveu o CCleaner e o Defraggler. O aplicativo pode ser encontrado e baixado neste endereço: http://www.piriform.com/recuva
  2. Instale o Recuva. Ao executar o instalador, não se esqueça de modificar o idioma para português, estará na primeira tela do instalador. A instalação é fácil e consiste apenas em clicar em “avançar” e “terminar”. Ao fim da instalação desmarque a opção “executar o Recuva”.
  3. Conecte seu celular no computador, através do cabo USB que acompanha o aparelho ou outro indicado pelo fabricante. Note que muitos aparelhos precisam que a opção de “Armazenamento em massa” ou “Armazenamento USB” esteja habilitada. Verifique no manual de seu aparelho como proceder. Aparelho Android oferecerão essa opção assim que o aparelho for conectado ao micro.
  4. Com o aparelho conectado ao micro abra o Recuva. Por padrão um assistente será iniciado e lhe guiará no processo. Na primeira tela clique em “Avançar”.800px IPhone Image Viewer Como recuperar fotos excluídas do celular                                                                         Ed Schipul/Wikimedia Commons
  5. Na tela seguinte será pedido a informação sobre o tipo de arquivo a ser procurado, no nosso caso é “Imagem”, mas caso ao fim desse procedimento você não consiga obter o resultado desejado, repita o procedimento clicando em outros.
  6. Agora você deve fornecer a localização do arquivo deletado. Como o celular é um dispositivo removível no computador, escolha a opção “No meu cartão e mídia ou iPod”. Assim ele verificara todos os dispositivos conectados no PC, neste caso o celular. Clique em avançar e depois em iniciar.
  7. Você terá que esperar algum tempo, até que a verificação termine. Não desconecte ou ejete o celular do computador. Quando a verificação terminar, irá abrir uma janela com todos os arquivos localizados, se você selecionou imagens no passo 5, então irá abrir todos os arquivos de imagens que foram deletados. Selecione o que for do seu interesse e clique em “Recuperar”. Será solicitado um local no computador para salvar a cópia do arquivo, escolha qualquer um de sua preferência.
  8. Agora é só copiar o arquivo que recuperou para aonde quiser e curtir de novo a sua foto “ressuscitada”.

Dica

5896595610 b93570b235 Como recuperar fotos excluídas do celularmattk1979/Flickr

  • O Recuva pode recuperar arquivos em quase todo o tipo de mídia, incluindo HDs, pendrives e cartões de memória. O procedimento é bem parecido com o que fizemos acima e bem seguro. Aproveite para recuperar arquivos direto no cartão de celulares danificados.

É muito ruim perder arquivos. Ainda bem que a informática tem solução para quase tudo. Lembre-se de salvar seus arquivos em mais de um local e tenha sempre cópias de emergências de suas fotos e arquivos importantes.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: The Land/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !