Como recuperar um e-mail excluído


3287858539_57ffca5978

A quantidade de informações que circulam a internet hoje em dia, é enorme. E isso se reflete no seu cotidiano, mas especificamente na sua caixa de e-mail. Se antigamente uma mensagem levava dias, semanas ou até meses para se chegar a um destino, hoje em dia isso pode ser feito de forma instantânea.

Os custos baixos e a velocidade com que se transmite uma mensagem fizeram a alegria das empresas, para infelicidade do usuário comum que precisa apagar dezenas de mensagens todos os dias. Infelizmente não é incomum que neste processo um e-mail importante seja excluído. Felizmente, na informática quase tudo é reversível.

Veja agora dicas de como recuperar seu e-mail excluído.

3257638786 9d54855a3f Como recuperar um e mail excluído
georgeparrilla/Flickr

Importante

  • Evite fazer mais exclusões de e-mails antes de recuperar o seu. Se você utiliza um gerenciador, é importante que evite também criar ou excluir arquivos do computador antes de recuperar o e-mail.

No Hotmail (Outlook Live)

4529544902 b0bdf71152 Como recuperar um e mail excluídomynetx/Flickr

  • Em servidores de e-mail on-line, costuma-se ser mais fácil recuperar um e-mail excluído. No caso de contas da Microsoft, você pode tentar utilizar o próprio recurso de recuperação da página. Portanto acesse sua conta através de www.hotmail.com ou www.mail.live.com para qualquer e-mail Microsoft.
  • Após entrar com seu usuário (e-mail completo) e senha, corra a barra lateral a sua direita e procure por “Excluídos”, clique nele.
  • Na pasta “Excluídos”, você terá acesso aos seus e-mails recentemente excluídos, não procure o seu ainda. Vá até o fim da tela e procure por essa mensagem “Perdeu uma mensagem?”. Logo após ela, haverá um trecho que diz o seguinte “recupera mensagens excluídas”, isso é um link, clique nele.
  • O Outlook Live tentará recuperar o máximo de mensagens possíveis, procure pela sua na lista e quando encontrar marque ela clicando no quadradinho ao lado dela. Depois vá em “Mover para” e em seguida em “Caixa de entrada”.
  • Pronto sua mensagem estará em sua caixa de entrada. Caso não tenha encontrado sua mensagem, então ela infelizmente foi removida permanentemente do sistema.

No Gmail

5112612737 3bc98a7cf6 Como recuperar um e mail excluído
EvanWondrasek/Flickr

  1. No Gmail é possível recuperar mensagens com no máximo 30 dias de excluídas. Entre em www.gmail.com e faça seu login.
  2. Já dentro de seu e-mail, você precisará acessar sua “Lixeira”, porém ela fica oculta no Gmail. Para que você possa vê-la, corra com seu mouse no painel direito onde se encontra sua caixa de entrada. Ele irá dar espaço a novas opções, mas a lixeira provavelmente ainda não irá aparecer para você, clique em “Mais”.
  3. Ao clicar em “Mais” todas as seções de seu e-mail irão aparecer, entre elas a lixeira. Clique nela para ter acesso as mensagens.
  4. As mensagens dos últimos 30 dias estarão disponíveis para serem recuperadas. Procure a sua. Dependendo da data ela poderá estar em uma dás várias páginas de e-mails excluídas que são geradas no Gmail, tenha certeza de encontrá-la. Marque ela clicando no quadradinho ao lado da mensagem e logo depois no ícone de uma pasta, e por fim em “Entrada”.

Caso você use um gerenciador de e-mail instalados no computador, como Thunderbird e o Outlook, o procedimento é idêntico, com a diferença de que você poderá acessar também o servidor on-line de sua conta de e-mail. O segredo é não se desesperar, pois na informática sempre há uma solução para seu problema.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: °Florian/Flickr)

2 replies to this post