Como redigir um contrato


tgm_curso_de_espanol_para_extranjeros

Você pretende vender os seus serviços a alguém ou contratar algum tipo de trabalho, mas se sente inseguro pelo acordo ser feito só nas palavras? Sendo assim, pretende formalizar essa atitude de alguma forma, mas não sabe exatamente como? É para isso que existem os contratos, que são documentos pelos quais ambas as partes, contratado e contratante, assinam embaixo se responsabilizando a respeito de tudo o que está estabelecido a longo de todas as cláusulas. Aprenda então agora como redigir um contrato.flickr 2377358918 hd 600x250 Como redigir um contratoNão será preciso ficar horas na frente do computador, basta ter em mãos um programa de edição de textos e começar a trabalhar.

Veja então o passo a passo de como redigir um contrato:

1)      Escreva a seguinte frase: “Modelo de contrato de prestação de serviços” na mesma linha na qual o Word apresenta automaticamente.

2)      Pule três linhas.

3)      Na quarta, escreva a seguinte frase fazendo as devidas adaptações “…………………………………., brasileira, casada, web design, residente e domiciliado na cidade do Rio de Janeiro, na Rua……….,n°…, a seguir denominada CONTRATANTE; e …………………………………., brasileira, casada, programadora, residente e domiciliada na cidade do Rio de Janeiro, na Rua……………………., n°…….., a seguir denominada CONTRATADA, entre si celebram o presente contrato de prestação de serviços de construção de sites, a reger-se pelas cláusulas abaixo”.

4)      As cláusulas que se seguem devem ser divididas entre o objeto, o valor, os prazos, as obrigações do contratado, do contratante, a recisão contratual, os casos omissos, a vigência e o foro.

5)      Mostre claramente tudo o que for preciso em cada cláusula, de maneira que seja bem claro o seu objetivo no contrato.

6)       Pule uma linha e escreva a seguinte frase fazendo as devidas adaptações: “E por estarem de acordo, passam a assinar o presente contrato de prestação de serviços, em XXX vias de igual teor e para um só efeito, na presença das testemunhas abaixo.”

7)      Pule duas linhas.

8)      Na terceira, coloque o nome da cidade e a data. Centralize.

9)      Pule duas linhas.

10)  Na terceira, coloque uma linha para o contratante assinar e embaixo para o contratado. Centralize.

11)   Coloque duas linhas para duas testemunhas assinarem, mas essas devem ficar à margem esquerda.pastas arquivo Como redigir um contratoDicas:

  • É importante fazer o contrato com muita atenção, pois se faltarem alguns detalhes ficará bem complicado fazer um outro, e isso implica, necessariamente, no que está sendo contratado. Portanto, não hesite em escrever, ler, reescrever e verificar todas as possíveis falhas.
  • Não é necessário fazer um contrato com palavras difíceis de serem compreendidas, mas é essencial que se utilize a linguagem formal. Que é uma forma de escrever que requer clareza, coesão e exclusão de gírias, expressões que provocam ambiguidade e e coisas do tipo.
  • Se for necessário, consulte o dicionário quando não souber exatamente qual palavra adequada para colocar em tal frase. Ele poderá fornecer sinônimos e assim ficará mais fácil de redigir o contrato.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !