Como referenciar sites em um trabalho escolar


trabaio

Muito se engana aquele que pensa que não pode consultar a internet no momento de fazer um trabalho, seja ele para escola, seja ele para cursos superiores. Não há como questionar que a internet hoje é um dos meios mais fáceis de se fazer pesquisa e o local onde podemos encontrar inúmeros conteúdos, sejam eles bons ou ruins. Fazer a pesquisa na internet é permitido; o que não é permitido é se esquecer de citar as fontes que usou para sua pesquisa. Além disso, nunca se esqueça de um aspecto muito importante: não copie e cole o texto integralmente. Se você quiser usar alguma parte tal e qual, coloque entre aspas e cite o autor.

trabalho01 Como referenciar sites em um trabalho escolar

Antes de continuar, confira outros artigos que podem ajudá-lo em seu trabalho escolar:

Bom, tendo em vista essas pequenas dicas, para fazer a referência em seu trabalho, é só seguir o passo a passo abaixo.

1) Primeiramente, escreva o sobrenome com todas as letras em maiúsculas. Por exemplo, SILVA. Em seguida do sobrenome, coloque vírgula e o primeiro nome dele. Não há necessidade de escrever o nome inteiro nem escrevê-lo todo com maiúsculas. Por exemplo, o nome do autor é José Carlos da Silva, escreva da seguinte forma: SILVA, J. C. ou SILVA, José Carlos.

2) Depois de citar o nome do autor, você irá citar o nome do artigo que usou para sua pesquisa ou mesmo usou trechos desse artigo em seu trabalho. Suponhamos que o título do artigo / texto seja “Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética”. Você irá citar da seguinte forma:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética.

3) Feito isso, você irá escrever o nome do periódico em que achou isso. Vamos supor que o nome seja “Física hoje”. A citação ficará assim:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética. Física hoje.


Obs.: Você notou que o nome apareceu em itálico? Então, isso é importante. Não deixe de utilizá-lo.

4) A seguir, você vai citar o locar da publicação. Se for em São Paulo, você irá dizer isso. Veja:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética. Física hoje, São Paulo.

(note que o itálico não foi utilizado para o local!)

5) Informações como editora que publicou o artigo e ano de publicação podem aparecer em sua citação da seguinte forma:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética. Física hoje, São Paulo: Ed. Física, 1999.

(Observe a utilização de dois pontos, vírgula e ponto final.) Mas não se preocupe se você não tiver essas informações. Às vezes na internet essas informações são mais raras.

6) Agora o mais importante, o endereço propriamente dito. Você citará da seguinte forma:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética. Física hoje, São Paulo: Ed. Física, 1999. Disponível em: <http://www.fisicaescolar.com.br>

7) Por fim, você irá citar a data de acesso da seguinte forma:

SILVA, J. C. Transformações de energia: energia gravitacional e energia cinética. Física hoje, São Paulo: Ed. Física, 1999. Disponível em: <http://www.fisicaescolar.com.br> Acesso em: 14 jan 2012.

Importante: o site e a data de acesso são informações que não podem faltar, pois isso dará credibilidade a seu trabalho. A data é importante, pois pode acontecer que no momento em que seu professor for corrigir seu trabalho, o site já não esteja no ar, mas está registrado que naquela data ele estava.

home PC Como referenciar sites em um trabalho escolar

Viu? Não é tão difícil! Com essas informações, seu trabalho vai ficar nota 10!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post