Como reforçar a imunidade usando mel e derivados


3168742874_3fcc525f03

O nosso sistema imunológico costuma sofrer quando as temperaturas baixam, nas estações de outono e inverno e, principalmente, nas regiões mais frias do país. Nestes períodos, o corpo pede alimentos mais calóricos, justamente para compensar as perdas e as necessidades do sistema imunológico.

Outro grande erro que costumamos cometer é o fato de procurar locais mais quentes e, por isso, optamos por lugares abafados e com pouca ventilação, o que é perfeito para a disseminação de vírus e bactérias, agravando ainda mais a situação de quem está com o sistema imunológico estressado. Estas condições, quando somadas, são ideais para causar gripes, resfriados,  infecções e viroses.

Entretanto, existem remédios naturais ao alcance de todos e o mel é apenas um destes. Além do mel, os derivados como própolis, geleia real e pólen são grandes aliados do nosso sistema imunológico. Conheça um pouco mais sobre as características do mel e seus derivados para usar estes aliados a seu favor, auxiliando nas defesas do seu organismo:

Mel

O mel é um medicamento conhecido e utilizado há centenas de anos, desde que suas propriedades adoçantes e revigorantes foram descobertas pela humanidade. Por conta do seu sabor doce, fornece energia ao corpo, de forma totalmente natural e sem contra indicações. Além disso, tem propriedades antissépticas e é um antibiótico natural.

Existem diversos tipos de mel, sendo que os mais conhecidos são:

Honey and biscuits1 Como reforçar a imunidade usando mel e derivados
Scott Bauer, U.S. Department of Agriculture/WikimediaCommons

  • Mel de flor do campo: é popular no combate as toxinas que estressam o sistema imunológico e, além disso, ajuda a regular o intestino;
  • Mel de flor de laranjeira: seu uso é uma excelente opção no alivio de câimbras e para regular o intestino. Também é um excelente calmante natural e muito eficaz contra a insônia;
  • Mel de flor de eucalipto: talvez o mais conhecido e utilizado, este tipo de mel combate doenças respiratórias, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, tosse, dores de garganta e sinusite.
  • Dica de consumo: consuma puro utilize-o com frutas, sucos e chás. Evite ferver o mel antes de consumi-lo, pois ele perde suas propriedades naturais.
  • Dica para escolher o melhor mel: o melhor mel deve ser aquele que contém um aspecto cristalizado. Quando o mel é muito liquido, significa que contem muita água, ou seja, foi mal processado ou está adulterado.

Pólen

O pólen é um pequeno grão das flores, que é colhido pelas abelhas. Este é uma excelente opção de consumo junto aos alimentos, pois contem vitaminas e enzimas deixadas pela saliva das abelhas. O pólen aumenta os anticorpos, regula o intestino, protege contra alergias, é eficaz no combate a asma e é um ótimo auxiliar no controle dos radicais livres e do envelhecimento. Além disso, o pólen é uma importante fonte de cálcio.

  • Dica de consumo: puro ou usado no preparo de sucos, bolos, pães e saladas.
  • Dica para escolher o melhor pólen: procure embalagens lacradas. Os grãos devem estar crocantes, pois a umidade pode produzir bactérias e deterioração. O produto deve conter o selo do SIF na embalagem.

Própolis

4171603212 e9f4f38432 Como reforçar a imunidade usando mel e derivados
rox sm/Flickr

Um poderoso antibiótico natural, rico em flavonoides. É eficaz contra a tosse e elimina inflamações na garganta. Além disso, combate a placa bacteriana e auxilia no tratamento contra incontinência urinaria.

  • Dica de consumo: dilua 15 gotas de própolis em ½ copo de água, sucos, leite ou em 1 colher de mel. Use cerca de 4 vezes ao dia (adultos) ou 2 vezes ao dia (crianças). Se for usar spray, aplique diretamente na garganta, varias vezes ao dia.
  • Dica para escolher o melhor pólen: sempre prefira os produtos registrados no Ministério da Agricultura na hora de comprar.

Geleia real

Possui a aparência de uma pasta esbranquiçada e um sabor forte. A geleia real é feita a partir do pólen, que se transformam dentro do organismo das abelhas e, por isso, contem vitaminas, aminoácidos, proteínas e sais minerais.Este produto é eficaz no combate ao colesterol, protege a memória, combate prisão de ventre, infecções, anemia, gripes e resfriados. Além disso, a geleia real ajuda a combater os sintomas da menopausa.

  • Dica de consumo: em jejum e pura ou misturada ao mel (cerca de 10 gramas para cada 1 Kg de mel). Utilize 0,5 gramas desta mistura uma vez ao dia.
  • Dica para escolher o melhor pólen: procure sempre os produtos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, que contem o selo do SIF.

A partir destas dicas, vale a pena aumentar o consumo de mel e derivados para cuidar ainda mais da saúde, evitando os riscos da imunidade baixa. Escolha os produtos que mais lhe agradam e boa sorte!

(Imagem Destaque: austinevan/Flickr)