Como registrar uma banda


800px-Rock_band_Saving_Abel

Repertorio definido, músicos ensaiados e shows confirmados, sua banda está pronta. Ou não. Geralmente a última e mais complicada etapa de quem cria uma banda e justamente o nome da mesma. Ele precisa ser original, marcante e criativo. E fazer algo assim não é nada fácil, pois exige esforço, grande troca de ideias e mais uma vez originalidade.

Depois de tudo definido, chegou a hora de garantir que só você vai usar esse nome. Embora não seja obrigatório, o registro do nome é a forma mais segura de você proteger sua ideia, afinal o nome de sua banda é sua propriedade intelectual. Veja agora como registrar o nome.

5797833289 749bb34c9e Como registrar uma bandafocka/Flickr

Você vai precisar de

  • Nome definido;
  • Internet (se não morar perto do INPI);
  • Pagamento da taxa, conforme tabela vigente.

Passo a passo

  1. Após definir o nome de sua banda, tente fazer uma pesquisa bem profunda no sentido de procurar outra banda com o nome igual ao da sua. O motivo disso é porque, mesmo que não registrado a banda que utilizou o nome primeiro pode reclamar a propriedade intelectual da marca. Opte por utilizar a tecnologia a seu favor, já que ferramentas de buscas como o Google ajudam bastante na hora de fazer um “pente fino” em busca do resultado.
  2. Constatado que o nome é realmente inédito vá até o INPI, ou caso more longe da instituição, vá até o site http://www.inpi.gov.br/portal/. Confira todos os documentos que você vai precisar e também o valor da taxa a ser paga. Geralmente é pedida alguma prova da existência da banda, então imprima e tire copias de tudo que for relacionado à sua recente banda.

    4180677294 defc9268ff Como registrar uma bandaToniProtto/Flickr

  3. Feito o pedido de registro junto ao INPI, a instituição vai conferir se a marca já se encontra registrada e caso esteja tudo correto, o nome da banda passará a pertencer a você, junto com o direito de liberar o uso por terceiros ou não.

Dicas

  • As leis de propriedade intelectual não obrigam que você tenha formalizado um registro para deter o nome de uma marca, banda ou o que for. Basta que você possa provar que criou primeiro o nome utilizado. Para isso guarde algum comprovante, e-mail, ingresso, contrato ou qualquer outro tipo de documento válido com data que possa atestar que sua banda já existia em determinada época. Opcionalmente você poderá redigir um documento declarando o nome da banda e registra-lo em cartório.

4179917189 f8a24a0888 Como registrar uma bandaToniProtto/Flickr

  • Caso você utilize um nome e venha descobrir posteriormente que ele já pertencia a outra banda, tente fazer modificações que diferencie as bandas, mas que facilite a identificação pelos fãs. Uso de caracteres especiais ou um apelido ligado a uma letra ou nome podem ajudar na hora de deixar seu nome mais original.
  • Lembre-se, mesmo que escrito de forma diferente, nomes similares ou com a fonética idêntica a outros já existentes não podem ser usados segundo as regras do INPI.

Som na caixa

Prepare as pedaleiras, mote a bateria e ligue o microfone, pois é com seu talento que o nome de sua banda se fará conhecido. O nome é 10% do trabalho os outros 90% estão em você. Dedique-se e busque cada vez mais o aperfeiçoamento pessoal, pois o resto virá como consequência.

6862900267 d5125c6aa1 Como registrar uma bandaFocka/Flickr

Boa turnê e boa sorte!

(Imagem Destaque: Michelle Larche, U.S. Air Force/Wickmedia Commons)