Como regular ou consertar a caixa da descarga


800px-Reclining_toilet

Nem todo mundo consegue fazer serviços na descarga ou na pia. Principalmente quando falamos de mulheres. Entretanto, o serviço não é tão difícil como parece e mesmo uma mulher, com esforço, pode efetuá-lo.

450px Toilet double flush 01 F550x450 Como regular ou consertar a caixa da descargaWikimedia Commons

Passo 1 – Os problemas

Normalmente os problemas com a caixa de descarga são mais fáceis de serem resolvidos. Os principais problemas são os barulhos, que indicam a existência de água corrente. Neste caso, de antemão dizemos, é melhor procurar por outros problemas. Entretanto, a maioria dos estragos é mais fácil de ser resolvido.

Passo 2 – Como funciona o vaso?

A primeira coisa a ser feita é levantar a tampa da caixa e dar uma descarga. Quando ela for disparada, uma alavanca deverá ser levantada. Ela puxa os fios, que erguem a válvula ou abre uma aba de borracha no  topo da caixa. Normalmente, quando a abertura da válvula está em plenas condições e limpa, a água na caixa escorrerá levantando a boia e indo diretamente para o vaso. O que faz com que o nível de água no vaso esteja acima do nível de saída. Mas, enquanto a água estiver “correndo”, a boia flutuará acima da água,  fazendo o movimento inverso, agora descendo.  Isto fará com que o braço da caixa seja empurrado para baixo, fazendo com que a água vá para a caixa. Quando toda a água tiver saído do vaso e o ar tiver feito pressão de saída, a boia, logicamente, retornará ao seu lugar normal.

800px Toilets in Thailand F550x450 Como regular ou consertar a caixa da descargaWikimedia Commons

Passo 3 – Problemas na caixa de descarga

Normalmente, conforme o nível de água está crescendo na caixa, a boia subirá até o braço flutuante estar alto suficiente para diminuir a válvula de descarga e interromper a água que entra. Mas, se há algum problema que não permite o fechamento total, provavelmente há um tubo de extravasamento para evitar uma inundação na caixa.

Se você verificar que a água continua saindo do tanque, você pode seguir estas duas etapas:

  • Primeiramente, erga o braço flutuando.  Se a água parar, saberemos que o problema é com a boia que não está subindo o suficiente para que a válvula seja abaixada. Uma das causas pode ser o atrito entre a boia e a caixa. Para tentar resolver o problema, você pode inclinar o braço para mover a boia para longe das laterais da caixa.
  • Se a boia não estiver tocando a caixa,  continue segurando sua haste e romava dela a boia e gire-a em sentido horário.  Mexa a boia para ver se há água dentro dela. Já que uma boia que tem água dentro de seu interior pode não subir normalmente. Se houver, retire e coloque de volta ao seu lugar.

800px Cat lying in a toilet bowl F550x450 Como regular ou consertar a caixa da descargaWikimedia Commons

Se as duas etapas não resolverem o problema, verifique a boia da caixa de válvula.  Pois algum resíduo químico pode ter feito com que a boia não tenha sua atividade normal, ou mesmo que tenha estragado. Troque-a.

As soluções acima, resolvem alguns dos mais frequentes danos à descarga. Entretanto, consertar e regular a descarga pode exigir conhecimentos ainda mais apurados. Se não conseguir, chame um bombeiro.

 (Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !