Como remover tártaro


tartaro

O tártaro é a mineralização da placa bacteriana. O tártaro é o acumulo de bactérias e detritos de alimentos nos dentes. Portanto, aparece quando não sucede uma boa limpeza dental diária. O tártaro é acumulado entre os dentes e apresenta uma aparência amarelo escuro. A presença do tártaro compromete a saúde dental, já que pode causar mau hálito, doença periodontal entre outras. Além disso, o tártaro afeta também a estética, pois, é notado em seu sorriso. Como diz a frase “o sorriso é o nosso cartão de visita”. Um sorriso bonito e saudável pode nos abrir muitas portas. Por isso, o tártaro deve ser combatido.

Quando olhamos os dentes nos espelhos e identificamos o tártaro, a vontade é que ele seja extraído imediatamente. Porém, o tártaro jamais deve ser removido com facas, estiletes ou qualquer outra superfície perfuro cortante, uma vez que estes métodos agressivos além de não removerem o tártaro podem machucar seriamente a gengiva. A remoção do tártaro deve ser feita pelo dentista em seu consultório ou utilizando uma receita caseira prática e eficiente que remove o tártaro em alguns dias.

3470742599 e341372d36 z F550x450 Como remover tártarosolylunafamilia / Flickr

Esta receita caseira para remoção do tártaro é prática e não precisa de conhecimentos específicos para ser feita. Qualquer iniciante pode fazer.

Materiais

  • Uma xícara de café com água;
  • Um pedaço de gaze;
  • Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em pó;
  • Fio dental;
  • Escova de dente com cerdas macias;
  • Pasta de dente com ingredientes ativos anti-tártaro;
  • Um enxaguante bucal de sua preferência;
  • Um bastão ou colher para mexer a mistura de água com bicarbonato;
  • Um espelho.

Como fazer remoção de tártaro

  1. Escove bem os seus dentes utilizando a pasta dental anti-tártaro;
  2. Enxague bem com água;
  3. Passe o fio dental entre todos os dentes. Utilize o fio dental em movimentos de baixo para cima para uma limpeza mais eficiente;
  4. Dilua bicarbonato de sódio na xícara de água e mexa bem com um bastão ou uma colher até que seja formada uma mistura homogênea;
  5. Umedeça a gaze na mistura de bicarbonato e esfregue repetidas vezes nos dentes com a ponta do dedo. Passe a gaze umedecida em todos os dentes e dê preferência para os locais em que há acumulo de tártaro;
  6. Deixe na boca por 10 minutos para o bicarbonato dissolver o tártaro;
  7. Enxague com água;
  8. Faça bochecho com antisséptico bucal. É recomendado por dentistas ficar sem comer por meia hora após este procedimento.

Este processo deve ser repetido por duas vezes ao dia, de manhã e de noite antes de dormir.

Dicas

  • Para potencializar o efeito pode ser acrescentado na mistura de água com bicarbonato  algumas gotas de suco de limão.
  • Não utilize mais do que duas vezes ao dia durante 15 dias, pois, o bicarbonato causa desmineralização do dente.

4009779786 b814c492cc z F550x450 Como remover tártaroJinx! / Flickr

Utilizando esta receita em poucos dias você estará livre do tártaro. O tempo de ação depende do grau de gravidade do tártaro. Esta receita é pratica e eficiente. Não perca tempo e prepare já! Boa Sorte!

(Imagem destaque: Hoppo Bumpo (Liesl) / Flickr)