Como restaurar móveis antigos de madeira


800px-Old_furniture_in_Hohensalzburg

A restauração de móveis antigos, compreende um resgate de sua história; A manutenção de nossas raízes e também de nossos antepassados. Restaurar uma peça, é dar uma nova chance à história que aquele objeto têm a contar, pois ainda que reformados, a sua forma original e desenho, remetem ainda a tradições de uma outra época. Não apenas conserta defeitos, como também renova as cores, os acabamentos e acrescenta detalhes.

Renovação, mais que um respeito à cultura, é também respeito ao meio-ambiente.

Cuidados com móveis de madeira maciça

Para a sua manutenção, é recomendada a aplicação de cera em pasta, diluída com aguarrás. As aguarrás  auxiliam na proteção dos móveis contra traças, enquanto a cera nutre a madeira. Para efetuar a limpeza da superfície, não se deve usar qualquer tipo de produto. Cuidados especiais devem ser tomado ao uso de sabões, palhas de aço, álcool e mesmo lutra móveis. Não se deve também molha-los ou expor diretamente a luz solar (ou formas intensas de calor).

6430631951 8d7d4f169e Como restaurar móveis antigos de madeirafrenchfinds.co.uk/Flickr

Brilho na madeira

É necessária a utilização de pano seco, limpo e macio. Móveis que possuem madeira em verniz não devem ser, em hipótese alguma, trabalhados com o uso de produtos químicos. Pode ser utilizada a cera polidora de carros e o polimento deve ser efetuado com um pano. Assim, aumenta a vida útil da mobília. Em móveis de madeira escura, recomenda-se a utilização de Óleos de peroba, pois hidratam a madeira e proporcionam brilho e proteção. Em madeiras claras, no entanto, o óleo de peroba não é recomendado, pois pode manchar em definitivo o móvel. Neste caso, deve-se utilizar a cera incolor pastosa com silicone. Para móveis de verniz, deve-se fazer uma mistura em partes iguais de Terebentina e óleo de peroba.

Envernização com Goma-Laca

A goma-laca é hoje, o acabamento mais fácil de se aplicar, além de possuir tradição quando o assunto são móveis de madeira. Seu polimento é facilitado e constituí excelente opção para móveis muito finos. Deve ser aplicada em diversas camadas finas. Seca rapidamente e pode ser reutilizada mais uma vez, após quatro horas de aplicação. Podem ocorrer erros ao longo do processo, já que são necessárias várias camadas, mas são fáceis de serem reparados.

O único problema encontrado, é o fato de não ser durável. Danifica-se com imensa facilidade e dissolve em água e álcool. Pode absorver a umidade muito facilmente, portanto, não recomenda-se a sua aplicação em tempos úmidos (pode gerar manchas esbranquiçadas). Os reparos são fáceis de fazer, mas requerem retoques frequentes. O uso deste material é recoemnddo, em especial, para peças de decoração. A sua cor ou o tipo de talho, depende muitas vezes do próprio móvel.

117853343 7dba382169 Como restaurar móveis antigos de madeirainkynobaka/Flickr

Para que a aplicação seja feita, a madeira deve estar preparada e lixada. Antes de aplicar a goma-laca, é necessário limpa-la o suficiente com uma flanela. O uso de pincel de boa qualidade é imprescindível  Para evitar erros de aplicação, é necessário espalha-las em boa quantidade na superfície com pinceladas extensas e suaves ao longo do veio de madeira.

Importante também manter a superfície molhada com goma laca e aplicar o acabamento das bordas secas, em direção as molhadas. Após o revestimento das superfícies  a goma-laca deve ser posicionada ao longo do veio. Nesta etapa, é necessário o uso de um pincel quase-seco e com pinceladas leves que removam quaisquer manchas e igualem a superfície.

Dicas

Para a manutenção de acabamentos de móveis de madeira, recomenda-se o uso de Stain. Este produto, não exige a remoção da aplicação anterior, já que se desfaz em pó. O verniz, por outro lado, ao envelhecer gera rachaduras e começa a descascar, sendo necessária a aplicação de um removedor, para que seja refeito todo o processo.

(Imagem Destaque: Elena Pleskevich/Wickmedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !