Como reutilizar garrafas PET


Muitas pessoas acabam jogando fora garrafas PET, por falta do conhecimento de que esses produtos podem ser reutilizados. É possível reciclar e fazer diferentes tipos de enfeites para casa, por exemplo.

Que tal aprender algumas dicas de como reutilizar as garrafas? Na próxima vez que tomar um refrigerante, não jogue a embalagem fora, aproveite essas dicas para fazer alguns adornos e decorar a sua casa. Os trabalhos artesanais são uma excelente alternativa para reciclagem.

2108 Como reutilizar garrafas PETIwan Gabovitch/Flickr

Porta lápis

O porta lápis é um objeto prático, principalmente para manter a organização nos quartos das crianças e deixar as canetas e os lápis em ordem.

Materiais

  • Garrafa;
  • EVA liso e estampado;
  • Tesoura;
  • Cola quente.

Passo a passo

  1. Inicialmente, faça a limpeza da garrafa usando apenas água e sabão e retire todos os resíduos. Depois, faça um furo na garrafa com um estilete e recorte no tamanho que você quer o porta lápis;
  2. Recorte uma tira de EVA estampado, que tenha uma medida aproximada de 35 cm x 6 cm;
  3. Recorte uma flor, por exemplo, no EVA liso;
  4. Pregue, na garrafa, tanto a tira quanto a flor, usando a cola quente.

O porta lápis está pronto!

Luminária

Que tal tentar uma luminária diferente para a sua casa?  Essa luminária não é tão simples, mas com habilidade e paciência você pode desenvolver um belo trabalho. Portanto, que tal tentar fazer uma luminária com garrada PET?

1109 Como reutilizar garrafas PETsmowblog/Flickr

Materiais

  • Garrafa;
  • Palha de milho;
  • Cola branca;
  • Pincel;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Base com soquete para lâmpada.

Passo a passo

  1. Lave a garrafa com água e sabão;
  2. Retire o gargalo da garrafa, para isso, basta fazer um furo com estilete na extremidade e cortar. Faça o mesmo procedimento para tirar o fundo;
  3. Pegue a palha de milho e recorte o formato que você deseja que a luminária tenha. Sugestão: recorte quadradinhos, são fáceis e ficam lindos;
  4. Passe a cola branca na garrafa usando o pincel e cubra com os quadrados;
  5. Nesta parte, basta colocar a lâmpada no soquete da base e encaixar a garrafa com firmeza. Agora é só escolher um local para colocar a sua luminária.

Dicas e truques

  • Para fazer o porta lápis, você pode criar outros moldes além de flores. Escolha uma estampa bonita e com cores abertas para realçar;
  • Em relação à luminária, a palha de milho pode ser comprada em pacotes que são vendidos em casas de cigarro. Você pode comprar a base da luminária em lojas ou mandar fazer. Fica a seu critério. Para esse tipo de luminária é indicado que se use uma lâmpada fria, fluorescente, por exemplo. A lâmpada comum, incandescente, não é muito indicada, porque pode esquentar a garrafa.

3100 Como reutilizar garrafas PETFora do Eixo/Flickr

As garrafas PET podem ser reutilizadas para fazer diversos objetos de decoração, na internet você encontra muitas sugestões criativas para montar outros tipos de adornos. Por isso, que tal colocar as mãos na massa?

 

(Imagem destaque: watashiwani/Flickr)

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !