Como Saber CNPJ de uma Empresa


cnpj

O CNPJ é o cadastro nacional de pessoas jurídicas (empresas) que substitui o CGC – cadastro geral do contribuinte, servindo para que a legalidade empresarial em nosso país seja respeitada e mantida sob controle.

Inscrever-se no CNPJ é uma obrigação de todas as empresas de pequeno, médio ou grande porte, de qualquer ramo de atividade ou prestação de serviço. Após inscrever-se, o comerciante pode requisitar a abertura de contas jurídicas, pedidos de financiamento e facilitamento em serviços de contrato comercial. O cadastro é administrado pela Receita Federal.

cnpj2 Como Saber CNPJ de uma Empresa

Via Flickr

Para se cadastrar e receber o CNPJ de sua empresa você deve acessar o site da Receita Federal , preencher a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica e depois enviá-la através da Receita Net , que vai ser encaminhada diretamente para o órgão oficial da Receita Federal. O próximo passo é comparecer á um posto credenciado para entregar todos os documentos necessários e concluir a efetivação do seu pedido. Estes locais são identificados através do site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/ bem como os documentos necessários para cadastro e identificação da empresa. Desta forma, seu negócio estará sendo legalizado e amparado pela justiça e seus direitos assegurados em juízo.

As informações anteriores serviram para a abertura do CNPJ. Agora vamos descobrir como obter o CNPJ de uma empresa, ou seja, seu cadastro junto a Receita Federal e assim verificar qual a situação atual da mesma: Se está ativada, se possui pendências com a Receita e demais informações. Veja agora como ter acesso á estes serviços:

Como descobrir o CNPJ de uma empresa:

  1. Pela internet: É possível consultar o CNPJ de uma empresa pela internet tendo o nome fantasia ou a razão social da mesma. Para isso, você deve utilizar sites de busca (Google) e colocar, junto com o nome da empresa a palavra CNPJ. Por exemplo: Uma empresa tem o nome fantasia “Vitrine” e eu preciso saber o CNPJ dela, basta colocar no Google “Vitrine CNPJ” e esperar os resultados aparecerem. Caso várias empresas apareçam, deve-se refinar o resultado e acrescentar informações como ramo de atividade, produtos e serviços prestados pela empresa. Após obter o número, deve-se acessar o link http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp e conferir as informações disponíveis. Para utilizar este recurso, em São Paulo, é preciso ter cadastro na nota fiscal paulista e acessar o portal com seus dados. Para cadastrar-se na nota fiscal acesse o link https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f.
  2. Postos da Receita: Não sendo possível descobrir pela internet o número do CNPJ de uma empresa, o único meio disponível para tal será ir até uma agência da Receita Federal de sua cidade ou também a Junta Comercial de seu estado e solicitar este serviço. Leve todas as informações que tiver, como nome fantasia, razão social, endereço, serviços, ramo de atividade e outras informações da empresa. Com o número em mãos, você poderá acessar o site da Receita Federal e fazer a consulta empresarial pela internet.

O CNPJ é uma disposição de 14 dígitos que pode ser entendido como o RG das empresas e pessoas jurídicas. Cada um tem o seu próprio número e, através deste sistema, é possível controlar e fiscalizar serviços e produtos em nosso país.

1 reply to this post