Como saber IMEI do celular


cel1

O International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), ou simplesmente IMEI, é um número global, ou seja, que vale para todo o mundo, e é a forma de controlar os aparelhos. A principal função deste número é bloquear telefones que foram perdidos ou roubados.

Dificuldade: Fácil

Tempo para execução: 1 – 3 minutos

cel2 F550x450 Como saber IMEI do celular

Via Flickr

Passo 1 – Sabendo a necessidade

Precisamos estar cientes de toda a necessidade de descobrir o IMEI. Imagine uma situação em que você é roubado. Você logicamente irá à policia e fará um boletim de ocorrência. Irá explicar tudo o que aconteceu. Mas será que tem alguma forma de que o telefone não seja mais utilizado? Há algumas formas, nos telefones mais recentes, de bloquear o acesso, como acontece nos sistemas Android. Entretanto, não é possível bloquear a instalação de um novo sistema operacional, o que acabaria com qualquer técnica que funcionasse pelo bloqueio do sistema.

Nesses moldes, eles apenas bloqueiam que o sistema seja iniciado. E tudo isto acontece via GPS. Além de bloquear, nesta situação é possível saber a verdadeira localização do aparelho, o que é de alguma serventia. Mas voltemos ao nosso exemplo. O que poderíamos fazer para bloquear definitivamente o telefone? Visto que, se a pessoa que verdadeiramente pagou pelo aparelho não poderá utilizar, quem pegou ilicitamente também não deve poder. O IMEI é a única forma de definitivamente bloquear o uso do aparelho (mesmo assim não é tão definitivo assim) para que qualquer chip GSM não seja aceito. Então, não haveria probabilidade de um outro brasileiro utilizar seu aparelho.

Passo 2 – Saber o IMEI antes do acontecido

Necessitamos utilizar o número antes que qualquer coisa aconteça ao nosso telefone. Isto parece ser muito óbvio, mas nem sempre é. Você tem anotado seu número? Normalmente, a resposta é não. As pessoas não se preocupam com o fato de que se algum dia forem roubadas não terão como reclamar junto às operadoras.

Então saiba disto: a única maneira de protestar é saber o número. Este é o caminho e a verdade. Depois não adiantará reclamar pelo leite derramado.

cel3 F550x450 Como saber IMEI do celular

Via Flickr

Passo 3 – Como funciona o número

  • Seu telefone tem apenas um chip? Um IMEI
  • Seu telefone tem dois chips? Dois números de IMEI
  • Seu telefone tem cem chips (destes que encontramos por aí)? Cem números de IMEI

Uma dúvida que sempre aparece também é se o seu telefone será bloqueado mundialmente já que o número é único para todo o mundo. E a resposta é um sonoro “não”. Se seu número for bloqueado no Brasil e for vendido a um argentino, ele poderá ser utilizado normalmente. A mesma coisa vale para a importação de aparelhos roubados. Se for roubado um telefone no Chile ele funcionará perfeitamente no Brasil. Foi exatamente por este motivo que escrevemos no início que não é tão definitivo assim o bloqueio.

Passo 4 – Como descobrir o número

Chega de falar tanto sobre o número de IMEI. Vamos para a prática. Primeiramente começaremos da forma mais simples:

  • Retire a tampa traseira.
  • Olhe dentro da tampa
  • Verá alguns números em série. Normalmente são 17 números sem letras. Você utilizará os 15 primeiros.
cel4 F550x450 Como saber IMEI do celular

Via Flickr

Temos outra alternativa. É mais simples e mais fácil.

  • Digite  *#06#

Quando você terminar de digitar, o número aparecerá automaticamente. Sugerimos essas formas simples mas que pode ser útil no futuro!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !