Como saber meu peso ideal


p1

Os cuidados com a alimentação são importantes sobre vários aspectos: para a nutrição do organismo, no tratamento e prevenção de doenças funcionais e para a satisfação corporal, que será um reflexo da qualidade alimentar associada ou não à prática de exercícios físicos.

Controlar o peso é uma necessidade que todos os seres humanos precisam cumprir haja visto que a alimentação influencia todas as funções de nosso corpo e interfere diretamente em nossa saúde. Algumas doenças, como diabetes e hipertensão são originadas, sobretudo, pelo excesso de açúcar e sal no sangue, atingindo na maioria dos casos, pessoas obesas e sedentárias que alimentam-se à base de produtos industrializados.

b F550x4505 Como saber meu peso idealEd Yourdon/Flickr

Para descobrir e controlar a quantidade de massa corporal existe um tipo específico de cálculo que mostra qual a proporção do peso relacionado à sua altura. Este é um dos instrumentos de trabalho dos nutricionistas e demais profissionais da saúde que estudam e prescrevem tratamentos para a diminuição ou o ganho de peso. Veja como calcular seu peso e descobrir se você está em seu peso ideal.

Como saber meu peso ideal  

O cálculo para descobrir se você está no peso ideal é realizado através do IMC (Índice de Massa Corporal) que serve, principalmente, para indicar se a pessoa está ou não em sua faixa corporal. Este indicador mostra, ainda, se o indivíduo está acima, na média ou abaixo de seu peso ideal.

Este método de cálculo foi criado e desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem como base o peso e a altura do individuo, sendo calculado da seguinte forma:

Peso ÷ Altura²

Exemplo: Calcular o IMC de uma pessoa que pesa 53 Kg e mede 1,60 m:

R = 53 ÷ 1,60 = 53 ÷ 2,56 = IMC 20,7

Com base no resultado deste cálculo é preciso identificar qual sua classificação de acordo com a OMS, que define os índices de massa corporal da seguinte forma:

  • Menos de 18.4 – Abaixo do Peso;
  • De 18.5 a 24.9 – Peso ideal;
  • De 25.0 a 29.9 – Acima do Peso;
  • De 30.0 a 34.9 – Obesidade de 1° Grau;
  • De 35.0 a 39.9 – Obesidade de 2° Grau;
  • Maior de 40 – Obesidade de 3° Grau.

Caso apresente peso inferior ou superior com base no IMC, que não é o método definitivo para este tipo de verificação, o indivíduo deverá buscar orientação e ajuda médica imediatamente.

c F550x4507 Como saber meu peso idealEd Yourdon/Flickr

Outros Indicadores

Existem outras possibilidades de saber se você está em seu peso ideal. Uma delas é através do cálculo da circunferência da cintura que determinará os quilos à mais na região que mais acumula massa corpórea. A base para a verificação é a seguinte: Se o instrumento de medição apontar noventa centímetros ou mais, isso significará excesso de gorduras em seu corpo, que além de prejudicar sua estética é de extrema preocupação à sua saúde.

Por fim, para ter uma orientação e cálculo mais detalhado, você poderá consultar-se com um médico e solicitar a medição de seu percentual de gordura corporal que fará uma relação entre sua idade, peso e a circunferência de sua cintura, dando como resultado o percentual de sua gordura corporal.

Estes são os métodos mais seguros e precisos para calcular e descobrir se você está abaixo, na média ou acima de seu peso ideal. Para solucionar dúvidas e melhorar seus resultados, procure ajuda médica, invista em uma alimentação saudável e adote a prática de exercícios físicos em sua rotina.

Boa Sorte!

(Imagem destaque : MIKI Yoshihito Flickr)

2 replies to this post