Como saber meu PIS


saberPIS23alt

O Pis é uma iniciativa do governo federal que busca integrar empregado e empresa, possibilitando a distribuição de renda entre os trabalhadores. Foi criado em 1970 como promotor da integração dos trabalhadores na vida e no desenvolvimento das empresas. O PIS é destinado á profissionais do setor e privado e o Pasep aos funcionários e servidores públicos.

O cadastramento a este tipo de serviço é feito quando um trabalhador é registrado pela primeira vez em carteira profissional de trabalho, CTPS, sendo realizado pelo empregador direto. É usado neste caso um formulário, o DCT – Documento de Cadastramento do Trabalho, que, após preenchido, gera o número de inscrição do beneficiário  O trabalhador então recebe um cartão para que possa consultar seu saldo, FGTS, Seguro Desemprego e fazer saques de benefícios sociais.

saberoPIS11 Como saber meu PIS

Via brasil.gov

Para fazer o cartão PIS é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, administradora do programa, através do fone 0800-726-0101. O trabalhador que estiver devidamente cadastrado no PIS ou Pasep (Servidores Públicos) tem direito ao recebimento do abono salarial, um benefício constitucional no valor de um salário mínimo, que pode ser sacado tanto em agências da caixa econômica como em casas lotéricas. Para ter direito ao benefício é necessário ter, no mínimo, cinco anos de cadastramento no PIS/Pasep e ter exercido profissão remunerada por pelo menos 30 dias. Caso o trabalhador não possua o cartão correspondente a sua inscrição no programa é necessário que o mesmo procure uma agência caixa e verifique se seu cadastramento já foi feito. Se já foi cadastrado, é possível pedir a 2ª via do cartão, apresentando ou CTPS ou documento oficial de identidade. Se não tiver cadastro, deve solicitar a empresa a qual presta serviços a efetuação de seu cadastramento. Para saber mais informações, consulte o site da caixa: www.caixa.gov.br. 

saberPIS2 300x202 Como saber meu PIS

Via Caixa.gov

Como saber o valor do PIS?

A forma mais usada para saber o rendimento de seu PIS é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, levando sua CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social e o comprovante de inscrição do programa PIS, contendo o número de inscrição do beneficiário.

Quem está desempregado, tem direito ao recebimento do PIS?

Sim. Empregado ou não, o trabalhador cadastrado no programa têm plenos direitos do benefício, desde que preencha os seguintes requesitos: Esteja cadastrado no PIS a pelo menos cinco anos, tenha exercido atividade remunerada por no mínimo trinta dias consecutivos tendo recebido até dois salários mínimos por mês como salário.

Quem não possui direitos legais do benefício são trabalhadores autônomos ou vinculados á pessoa física, trabalhadores rurais e pessoa que exercem atividade remunerada sem registro em carteira de trabalho.

Quando posso sacar meu PIS?

O pagamento do PIS segue um calendário que é afixado nas agências da caixa em todo o Brasil ou através da internet, no site oficial da Caixa Econômica Federal.

O benefício costuma ficar disponível para pagamento entre julho, de um ano, até o ano seguinte, no mês de junho.

Caso o beneficiário não saque o PIS no prazo vigente, o valor é destinado ao FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e o beneficiário fica impossibilitado de sacar seu benefício naquele período.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post