Como saber o período fértil


Período fértil, como a própria denominação já esclarece, é o período em que a mulher tem a maior propensão para engravidar. Em média, tem duração de seis dias, que correspondem exatamente aos dias em que a mulher está ovulando. Regularmente, ou seja, nas mulheres que tenham menstruações regulares a cada 28 dias, o período fértil se inicia 14 dias antes da menstruação descer.

3553378534 4016759a4d b1 600x250 Como saber o período fértilNesses dias de fertilidade o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio até chegar ao útero. Quando, e se, penetrado por um espermatozoide, têm-se a chamada concepção, ou seja, o início da gravidez. Do exposto, para calcular o período fértil, basta seguir as explicações de um dos métodos abaixo.med 1132815028 39141 Como saber o período fértil

MÉTODO OGINO-KNAUS – TABELINHA

Também chamado de calendário, o método Ogino-Knaus é a popular “tabelinha”. O método consiste em calcular o período fértil analisando a invariabilidade do ciclo menstrual. Portanto, só é eficaz no caso da mulher que possui menstruação regular, ou seja, se os intervalos entre as menstruações forem iguais.

1) Anote em um calendário durante 3 meses consecutivos os dias das menstruações, principalmente o primeiro dia do ciclo, aquele em que desceu cada menstruação. Esses três meses são necessários apenas por uma questão de segurança para ter ciência quanto à regularidade de sua menstruação.

2) Conte quantos dias há de intervalo entre uma menstruação e outra.

3) Considerando que a concepção ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias, conte 14 dias a partir da data inicial do último ciclo menstrual.

4) Anote o período entre 3 dias antes e 3 dias depois desta data. Eis o período fértil da mulher.

med 1133192853 1865 Como saber o período fértilMÉTODO DE TEMPERATURA BASAL OU TÉRMICO

É um método que toma por base as alterações da temperatura basal da mulher durante o ciclo menstrual. O termo basal vem da denominação fisiológica metabolismo basal, que consiste na energia necessária para manter funções vitais como respiração, temperatura corporal, circulação, entrei outras. Tal temperatura é medida por meio de um aparelho chamado calorímetro. Há uma ligeira alteração na temperatura basal após a ovulação devido à elevação dos níveis de progesterona, um hormônio feminino termogênico, ou seja, que produz calor. Assim, medindo diariamente a temperatura basal, pode-se determinar o período fértil.

1) Verifique diariamente a temperatura basal logo pela manhã e antes de realizar qualquer atividade física, começando pelo 1º dia do ciclo menstrual.

2) Faça o registro da temperatura de todos os dias do ciclo menstrual.

3) Grife os dias em que houver um constante aumento na temperatura basal. A diferença de no mínimo 0,2° C da última temperatura baixa para as três temperaturas altas seguidas, significa que terminou a fase ovulatória e começou a pós-ovulatória, consequentemente, a temperatura permanecerá alta até a próxima menstruação. Assim, está determinado o período fértil, o qual se encerra, geralmente, no 4º dia em que a temperatura permanecer alta.

MÉTODO DO MUCO CERVICAL OU MÉTODO DE BILLINGS

É o método que se baseia na observação das características do muco cervical, ou seja, da secreção do colo uterino, bem como das sensações que esta secreção provoca na vulva durante o período fértil. O muco cervical, antes do período fértil, é branco ou amarelado e pegajoso, provocando uma sensação de sequidão na vulva. Estas características tem a função de impedir que os espermatozoides alcancem o canal do colo do útero. Já no período fértil, o muco cervical, devido a hormônios chamados estrogênios, fica mais fluido, elástico, transparente, com aparência de clara de ovo, e provoca a umidade e a lubrificação da vagina, o que facilita a penetração dos espermatozoides no colo uterino.

1) Observe todos os dias a presença ou não de fluxo mucoso, o que poderá ser constatado pela sensação de umidade ou de secura da vulva.

2) Faça a análise tendo em conta que, na fase ovulatória, o muco que era esbranquiçado/amarelado e pegajoso, vai ficando a cada dia mais fluido, elástico e transparente, lubrificando a vagina. Eis o período fértil pelo método muco cervical: quando ocorrer o fluxo mucoso e sensação de umidade/lubrificação significa que começou o período fértil.

Dos métodos explanados, o Ogino-Knaus ou “tabelinha” é o mais eficaz. No entanto, como supracitado, só funciona se a mulher possuir menstruação regular. As mulheres que não tiverem menstruação regular poderão servir-se dos demais métodos, observado que quaisquer dos métodos naturais apresentados, para fins anticoncepcionais, possuem eficácia bastante aquém se comparados aos métodos artificiais. O melhor a se fazer é sempre consultar um ginecologista.

Dicas

  • Do período fértil, o terceiro dia é o mais fértil do ciclo.
  • Podem ocorrer variações do período fértil por vários fatores: doença, medicamentos, radioterapias, quimioterapias, contraceptivos de urgência, entre outros.
  • O probabilidade de engravidar no período fértil é cerca de 25%, embora este percentual possa aumentar ou diminuir dependendo dos hormônios da mulher.
  • O espermatozoide pode sobreviver dentro da vagina por um período de 5 dias. Portanto, se a intenção não for engravidar convém o uso de contraceptivos orais e/ou métodos de barreira, como o diafragma e a camisinha.
  • Fique atenta ao fluxo menstrual. Suas características são importantes para avaliação do ginecologista, sobretudo para prescrição de um método anticoncepcional.
  • A temperatura basal também pode sofrer alterações devido à perturbações do sono, ingestão de bebidas alcoólicas, remédios, doenças, abalos emocionais, mudanças no horário habitual de dormir, etc.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post