Como saber quando é o carnaval e a quaresma


carnavalcapa

Antes de saber quando é o Carnaval e quando é a Quaresma, é importante saber o que cada um significa.

O Carnaval

O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa, geralmente ocorre no final do mês de fevereiro e início de março.

Não só o Carnaval, mas todos os feriados, exceto o Natal eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa que é marcada pelo final da quaresma.

carnaval1 300x225 Como saber quando é o carnaval e a quaresma

Via Flickr

Estas celebrações carnavalescas eram marcadas por muita festa e busca por prazeres, um período que na Roma antiga se estendia por até sete dias de comemoração.  Já na atualidade o carnaval tem duração de três dias e são antes da quarta-feira de cinzas, que é o dia que antecede a contagem da quaresma.

O carnaval surgiu de fato no século XI e está relacionado diretamente a festas populares que antecedem 40 dias de jejum, a quaresma.

A Quaresma

Conforme a orientação do Cristianismo, a Quaresma é composto por 40 dias e não deve-se contabilizar os domingos. Estes quarenta dias são contabilizados após a quarta-feira de cinzas, que encerra as comemorações de Carnaval.

Após estes quarenta dias, dá-se início ao Tríduo Pascal, que se encerra no domingo de Páscoa.

pascoa F550x450 Como saber quando é o carnaval e a quaresma

Via Flickr

A duração da Quaresma é baseada numa numerologia confiada pela Bíblia que considerada o número 4 como o símbolo do universo material e o número zero significa os obstáculos e dificuldades que passamos na Terra.

A Bíblia traz em suas passagens os 40 dias de dilúvio, os 40 anos de peregrinação dos judeus no deserto, os 40 dias de Moísés e Elias na montanha, os 40 dias que Jesus passou pelo deserto, os 400 anos dos judeus no Egito, entre outras passagens bíblicas que apresentam esta simbologia ou numerologia.

Os cristãos consideram a quaresma como um tempo de penitências, pois é neste tempo em que se deve fazer reflexões sobre a sua vida. Este período é uma alusão ao que Jesus viveu no deserto durante quarenta dias, nos quais além de ter experiências sofridas, ele foi tentado pelo Diabo.

carnaval2 204x300 Como saber quando é o carnaval e a quaresma

Voa Flickr

A quaresma significa a ida de Jesus ao deserto e o jejum que ele fez por 40 dias e 40 noites. Para os cristãos esta penitência se inicia na quarta-feira de cinzas e tem seu fim no domingo de Ramos, mas a grande maioria dos católicos consideram a quaresma até a sexta-feira santa, sendo o dia final em que se intensificam as penitências e orações.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A quaresma vai a até o domingo de Páscoa, que é o dia marcado pelo renascimento de Jesus Cristo.

Todas as religiões possuem períodos de reflexão, e cada doutrina religiosa utiliza o seu calendário específico. A cor que marca este tempo é a cor roxa, que significa a penitência. Quando esta cor está sendo utilizada na igreja, simboliza a preparação espiritual para a ressurreição de Jesus Cristo.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

carnaval3 300x300 Como saber quando é o carnaval e a quaresma

Via Flickr

Dicas:

A Quaresma são os 47 dias corridos após o Carnaval, contando a partir da quarta-feira de cinzas e finalizando, para alguns, na sexta-feira Santa, para outros no domingo de Páscoa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !