Como saber resultado de perícia do INSS


inss

O Instituto Nacional do Seguro Social, ou simplesmente INSS, é uma autarquia responsável pelos pagamentos da maioria dos benefícios dados no território nacional. Sendo eles aposentadoria, pensão por morte, invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente e todos os outros que forem da competência federal.

Todo trabalhador brasileiro é, em teoria, segurado neste instituto e com ele deve contar nos momentos em que precisar recorrer a algum benefício. Muitos benefícios dependem de perícia médica para serem liberados e a espera sempre gera ansiedade. Apesar do INSS já ter sido sinônimo de filas enormes e demoradas hoje já é possível escapar delas.

Portanto se você fez uma perícia e quer descobrir como saber o resultado, acompanhe este artigo.

622612084 b06c92ad4b z F550x450 Como saber resultado de perícia do INSSExtra Ketchup / Flickr

Materiais necessários

  • Número do requerimento;
  • Número do benefício;
  • CPF;
  • Internet ou telefone.

Formas de saber o resultado da perícia

  1. A forma menos recomendada é indo diretamente a uma agencia do INSS, além de não ter garantia nenhuma de que você vá saber o resultado de sua perícia, ainda corre o risco de ficar horas preso na fila para mal ser atendido. Caso realmente não tenha outra alternativa, vá diretamente na agencia, mas prefira uma das duas outras alternativas que estão citadas mais abaixo.
  2. Ligue diretamente para o INSS. Com seu CPF, número de requerimento e do benefício em mãos ligue para o número 135. Siga as orientações que você vai ouvir e forneça todos os dados que o atendente lhe pedir. Por isso é muito importante que tenha seus documentos em mãos, assim você agiliza o processo e já fica sabendo o resultado ou o andamento de sua perícia.
  3. A alternativa mais prática é saber o resultado de sua perícia via internet através do DATAPREV. Para isso acesse o site http://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view e digite os dados que serão pedido logo no início da página (Número do benefício ou requerimento, Data de nascimento, nome do requerente e CPF), digite também as sequencias de números e/ou letras que estão em uma imagem aleatória que aparecerá na página. Após clique em “Confirmar”. Você será encaminhado para uma página onde terá acesso ao andamento de todos os processos e pericias que tenha encaminhado pelo INSS.

4790584958 c23615b200 z F550x450 Como saber resultado de perícia do INSSFotos Gov/Ba / Flickr

Dicas

  • Nem todo mundo tem habilidade com computadores, se você tiver alguma dificuldade em consultar o resultado de sua perícia no site do DATAPREV, pressa a alguém de confiança para lhe dar auxílio.
  • Não aceite ajuda de estranho ou confie em terceiros. Quando você consulta sua vida na previdência, seus documentos ficam expostos e podem ser usados de forma inadequada por pessoas de má índole. Se não puder consultar sozinho peça ajuda de alguém de seu círculo de confiança.
  • Anote todos os números de protocolo e tenha cópias de seus documentos, pode ser útil em situações futuras ou para evitar confusões com o andamento de sua perícia.

Consultar o resultado de sua perícia não é tão difícil. Tomando todos os cuidados e tendo toda a documentação em mãos você resolverá suas pendências sem sair de casa. Os benefícios são um direito seu, faça-os valer sempre que for necessário. Boa sorte!

(Imagem destaque: News Oresund / Flickr)