Como saber se é ouro de verdade


2438117961_efd7120e93_z-F550x450

O Ouro

O ouro é um elemento químico bastante valioso e admirado, e é na forma sólida onde chama mais atenção, o seu alto valor e estabilidade atrai investidores do mundo inteiro. O ouro já era utilizado e considerado valioso desde os tempos das pirâmides egípcias, mas como tudo em nossa sociedade, ele também esta sujeito à ação de falsificadores e charlatães, que tentam tirar proveito dos mais desinformados, vendendo e negociando ouro falsificado no mercado. O objetivo deste artigo é mostrar e ensinar meios de distinguir o ouro verdadeiro do falso, fique atento!

3022618543 9ab124cc98 b F550x450 Como saber se é ouro de verdade

Via creativecommons

Cuidado

Ao contrário do que muitos pensam, não é só no mercado negro que os falsificadores atuam, existem registros de golpes aplicados em lojas conceituadas em todo o mundo, onde foram vendidas peças falsas por preço de originais enganando a muitos, é muito importante que você use estas dicas no seu dia a dia para evitar prejuízos.

  • O peso do ouro: o ouro é um metal maciço e muito pesado, portanto, se pegar uma peça de ouro na mão, e esta estiver leve para o tamanho, comece a desconfiar.
  • Inscrições na peça: Existem marcas específicas no ouro, elas podem estar em milésimas ou em quilates (QT) vejamos algumas comparações:

·  1 QT equivale a 41,6 Milésimas

·  18 QT equivalem a 750 Milésimas

·  24 QT equivalem a 1000 Milésimas

  • Teste com imã: o ouro não possui magnetismo, portanto, ao aproximar um imã de uma peça de ouro, observe se há atração ou não.
  • Análise da cor: observe a coloração da peça inteira, o ouro possui apenas uma cor, se você verificar alguma coloração a mais na peça, provavelmente se trata de uma pedra ou joia falsa.
  • Teste do risco: passe a peça de ouro em um piso de cerâmica e observe a coloração do risco, ele tem que ficar da cor do ouro, se ficar preto ou em outro tom que não seja dourado a peça não é legítima.
  • Som: para fazer este teste, deixe cair o anel no chão e depois também um anel de mesmo tamanho que você saiba que é falso, o som do anel de ouro tem que ser mais agudo, um som fininho e contínuo, o anel falso faz um som menos agudo e menos contínuo.
  • Teste do acido nítrico: aconselho que seja feito apenas pelo ourives, pelo grau de periculosidade do ácido, então, caso persista a dúvida procure-o.
4188497897 976f11ff10 o F550x450 Como saber se é ouro de verdade

Via creativecommons

Conclusão

Ao comprar algo tão valioso e caro como o ouro, você deve saber testa-lo para não sair no prejuízo, espero que essas técnicas apresentadas aqui te auxiliem nesta tarefa, escolha a que melhor te agrada, ou faça todas, o importante é você estar preparado e não ser enganado, leia  releia, se prepare e boas compras.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post