Como saber se é prata de verdade


pratacapa

A Prata

Com a pirataria e o crescimento intenso da indústria de falsificação, fica cada vez mais difícil comprar algo original. Com a prata não é diferente, a sua beleza e alto valor de negociação no mercado a tornam, cada vez mais, alvo de falsificadores e com o aumento das transações pela internet, este risco ficou ainda maior. Saber identificar se a peça que está sendo comprada é verdadeira ou falsa é muito complicado. Este artigo busca esclarecer e fornecer dicas, para que você possa realizar esta tarefa, evitando assim prejuízos futuros em suas aquisições.

Prata de lei

A prata de lei surgiu graças a um decreto do Rei Don Afonso II no século XIII, que punia quem fizesse uma peça de prata com menos de 95% de pureza. Assim surgiu o termo prata 950, o que para simplificar significa que a cada 1000 partes de uma peça, 950 tem que ser de prata. Além da prata de lei, existe ainda a prata 925 e a 900, essa ultima só é utilizada na confecção de peças banhadas.

prata3 Como saber se é prata de verdade

Via Flickr

E agora, como saber se é prata mesmo?

Para saber se a prata é ou não verdadeira você ira precisar de:

  • Pedaço de prata;
  • Lupa;
  • Imã;
  • Kit de identificação com ácido.

1° Passo: Identificação visual. Pegue a lupa e procure na peça as gravações 950 ou 925, geralmente essas são muito pequenas e podem parecer confusas a olho nu. Uma lupa facilitará a procura;

2° Passo: Usando um imã. Outra técnica muito eficiente é uso do imã, pois a prata verdadeira não é magnética, ou seja, se colocar o imã perto da peça, e sentir que o imã é atraído por ela, ou vice versa, a peça é falsificada;

prata1 Como saber se é prata de verdade

Via Flickr

3° Passo: Usando o Kit Ácido. Colocando a prata sobre a pia ou sobre um pano faça um corte ou um arranhão na peça, despeje um pouco do ácido e espere alguns minutos. No gabarito do teste que você comprou haverá um índice com as cores e suas respectivas indicações, verifique qual a cor o risco na prata ficou e veja se no gabarito esta cor define a peça como falsa ou original.

Estes testes são eficientes para comprovar se a prata é verdadeira ou falsa, mas não são eficazes para saber o quão ela é pura, isso só um ourives profissional poderá lhe informar.

Conclusão

Peças de prata são lindas e possuem um valor de mercado elevado, tanto como investimento como para ornamento. As técnicas descritas aqui podem lhe ajudar a comprar com mais segurança.

Não se esqueça de que a prata oxida como outros metais, portanto ao usar a sua joia limpe-a e guarde-a em local separado, envolvida em toalha ou guardanapos. Não a deixe junto de outros metais para que não se danifique e não passe perfume sobre a peça para que ela tenha uma vida útil maior.

prata2 Como saber se é prata de verdade

Via Flickr

Aprendeu a identificar prata? Boa Sorte em suas compras!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post