Como saber se estou com menopausa


calorao

Menoupausa é o nome dado à última menstruação da mulher, fato advindo de diversas alterações hormonais e fisiológicas no corpo feminino, próprias da idade, e que marcam o fim da vida reprodutiva da mulher em questão. Tal evento ocorre geralmente entre os quarenta e cinco e sessenta anos de idade e é seguido pelo período conhecido como climatério, também chamado de período pós-menopausa.

menopausa2 Como saber se estou com menopausa

Tal fase não deve ser considerada como uma doença, mas sim como uma fase natural pela qual todas as mulheres irão passar. O conhecimento do estado é necessário, porém, pois as mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher nesse momento são capazes de refletir predispondo ou agravando doenças já existentes.aliviar sintomas menopausa Como saber se estou com menopausa

Por isso, neste guia, Comofas, te ensina Como reconhecer os sintomas da menopausa.

Sinais e sintomas da menopausa e climatério

1)     Osteoporose: Diminuição da massa óssea resultante da diminuída absorção de cálcio pelo organismo. Resultado disso, os ossos do quadril, coluna vertebral, fêmur e punho (bem como todos os outros do corpo) se tornam mais susceptíveis a fraturas. É uma perda óssea silenciosa, que acontece de forma rápida nos cinco primeiros anos de climatério, e muitas vezes só é percebida quando um pequeno acidente resulta em uma fratura séria.

2)     Diminuição da libido: Nesta fase vários fatores compactuam para a diminuição do desejo sexual na mulher, fatores hormonais, psicológicos (acarretados pela alta irritabilidade e a sensação de estar “menos feminina”), e físicos, como a sensível diminuição da lubrificação vaginal. Este último fator pode tornar o ato sexual doloroso além de predispor a instalação de infecções como a candidíase.

3)     Alterações de humor: Altos e baixos emocionais, insônia, esquecimento, fadiga, depressão, ansiedade, irritabilidade e nervosismo são claramente notados em mulheres na menopausa. Tais variações de humor são frutos das várias mudanças hormonais que próprias da fase.

4)     Alterações vaginais: Atrofia dos tecidos vagino-vulvares e a fragilidade dos mesmos levam à perda de elasticidade, diminuição das secreções vaginais, secura da mesma, o que acarreta no já mencionado desconforto sentido durante o ato sexual. Além disso há uma maior disposição ao aparecimento de vaginites (inflamações vaginares) provocadas por bactérias e fungos naturalmente presentes naquela região, mas que encontram nas mudanças advindas da menopausa naquela ambiente, uma maior facilidade de se proliferarem de maneira patológica.

Assim, nesta fase, podem ser observadas dificuldade e ardência ao urinar, aumento da freqüência urinária, sensação de micção iminente, candidíase , ativação de herpes (caso seja portadora do vírus), etc.

5)     Ondas de calor: Os famosos calores da menopausa. Caracterizam-se por ondas de calor e vermelhidão intensa que se propagam pelo corpo, além do aumento da transpiração. 

mulher calor menopausa Como saber se estou com menopausa

Encare a menopausa como uma nova e valiosa fase de sua vida e seja feliz mulher!