Como saber se estou grávida pelo toque


gravida

A gravidez é um período da vida da mulher cheio de mudanças corporais e emocionais. A cada novo estágio uma nova surpresa tende a surgir mas para cada mulher a sensação de estar grávida é única e quase indescritível. Algumas mulheres começam a perceber os primeiros sinais de uma nova vida crescendo em seu ventre devido a alterações na forma do corpo e principalmente no super desenvolvimento dos seios e na barriguinha que aos poucos vai se tornando mais durinha e proeminente. Mas será que existe um meio de descobrir a gravidez apenas pelo toque? Descubra algumas respostas e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

4732383609 35a12bb34d z F550x450 Como saber se estou grávida pelo toqueFrank de Kleine / Flickr

Toque médico: O médico é a pessoa mais indicada e capacitada para desconfiar da gravidez de uma paciente apenas de olhar para as mudanças de seu corpo ou pelo toque no colo do útero através do canal vaginal . Na realidade o corpo sofre muitas transformações internas e quando o médico perceber o volume na região uterina isto será motivo para que ele solicite um exame de sangue ou urina que confirme a presença de hormônios que indicam a gestação. Geralmente devido a sua experiência profissional estes exames servem apenas para confirmar a suspeita de gravidez e deste modo já se inicia todo o acompanhamento pré natal.

Tempo: É importante ressaltar no entanto que somente será possível detectar a gravidez através do volume do colo do útero após 6 semanas de gestação quando ele passa do tamanho de uma uva para o tamanho de uma tangerina. Em seguida com 10 semanas o tamanho se aproxima ao de uma laranja grande e no final da gravidez a partir de 39 semanas o tamanho corresponde ao de uma melancia. A textura da pele que recobre o útero também muda ficando mais mole.

Sensações do tato: A futura mamãe também poderá ir descobrindo os novos estágios de sua gestação através do tato. Os seios geralmente ficam mais sensíveis ao toque e podem apresentar uma espécie de inchaço nos primeiros meses que em breve será substituído pelo leite. Pequenos nódulos também podem se formar nas fases iniciais da gravidez e não devem ser fonte de preocupação. A barriga é sem dúvidas a parte do corpo que mais sofre alterações ao longo de todo o período gestacional. Seu formato é diferente a cada nova semana e será assim até o término onde a barriga estará bem firme e dura, pronta para o parto.

9101030603 6b72669fe6 z F550x450 Como saber se estou grávida pelo toqueChiara Musiu / Flickr

É sempre importante lembrar que a gestante precisa de um bom acompanhamento médico ao longo de sua gravidez. A saúde do bebê depende de constantes avaliações de um bom profissional, além da evolução do quadro clínico da mamãe que também deve ser monitorada o tempo todo. Fatores como a pressão sanguínea e o desenvolvimento do feto são de importância vital para que a gravidez seja bem sucedida e feliz para as duas vidas que estão em jogo. Seja consciente e em caso de suspeita de gravidez procure um médico ginecologista que poderá confirmá-la e ainda orientar quanto a esta nova etapa.

(Imagem destaque: Montse PB / Flickr)