como saber se estou ovulando


5494109106_4daf1e4998_z-F550x450

A ovulação de uma mulher é considerado seu período fértil. É quando ela está mais propensa a engravidar, pois o óvulo é liberado juntamente com os hormônios da gravidez. Este processo faz parte do ciclo menstrual de toda mulher, sem exceções. Esta liberação do óvulo ocorre para o mesmo poder ser fecundado por um espermatozoide no processo de reprodução. Por este motivo, o período fértil de uma mulher é a melhor época para se conceber um bebê.

498876946 31e97c278d z F550x450 como saber se estou ovulando

via flickr

Para descobrir se você está ovulando não é necessário nenhum material, somente observar alguns itens, os quais são perceptíveis facilmente no organismo.

  1. Perceba os dias que você está mais sensível, tanto aos cheiros, quanto a toques, ou até mesmo com desejo sexual. Estas características indicam que uma mulher está próxima do seu período fértil, porém esta sensibilidade e disposição a fazer sexo só estão presentes em algumas mulheres, ou seja, pode ser que você apresente essas características ou não.
  2. Observe o muco vaginal expelido. Toda mulher produz o cérvix, que é o muco que sai da vagina da mulher, porém nos dias de ovulação esta substância fica pouco diferente do que é no dia-a-dia, esta apresenta uma espessura diferenciada.
  3. Realize exames para verificar a temperatura basal. Dizem que quando a mulher está ovulando, a temperatura de sua vagina modifica-se, tornando-se, cerca de, 0,5ºC mais alta do que o comum.
    2821608 891afebc03 z F550x450 como saber se estou ovulando

    via flickr

  4. Faça um ultrassom transvaginal. Este mede a presença de hormônios (LH na urina e progesterona no sangue), fazendo com que seja perceptível se a mulher esta ovulando ou não. Este é um dos métodos mais confiáveis para saber exatamente se está ovulando ou não, mas só poderá ser assegurado se você realmente estiver no período fértil, ou seja, se a mulher não estiver nesta época do mês, não há como saber quando ela irá ovular.
  5. Saiba quando é a sua menstruação. É o único sinal que possibilita saber antecipadamente qual dia será a sua ovulação. Este método é válido para as mulheres que têm o período menstrual regulado, ou seja, sabem quando começa e termina seu ciclo. Você deverá contar quatorze dias a partir do primeiro dia de sua última menstruação, assim descobrirá seu período fértil, que dura em torno de seis dias. Por exemplo: se o primeiro dia do último ciclo menstrual for dia primeiro de novembro, você deverá ovular no dia quinze de novembro, e seu período fértil durará até o dia vinte e um de novembro. É necessário lembrar que o dia mais fértil é o mesmo que o dia da ovulação, porém como os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do tubo uterino, é considerado os seis dias de período fértil.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !