Como saber se passei no enem


enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a forma mais democrática de se entrar para uma universidade pública. Também, o exame permite ingressar em universidades privadas.

O Ministério da Educação (MEC) modificou a política tangente às universidades federais. Antes, o candidato era submetido ao tradicional vestibular, como forma de ingressar ao ensino superior. A maioria das universidades federais e privadas estão utilizando as notas do Enem como forma de ingresso ao ensino superior.

6595630247 c0e723ee20 z F550x450 Como saber se passei no enem

Via Flickr

Como fazer Enem

Milhares e estudantes prestaram o Enem nos dias 03 e 04 de novembro, na expectativa de conseguir realizar o sonhado curso superior. Contudo, as provas do Enem exigem dos candidatos muito raciocínio lógico e interpretação de texto. O exame nacional conta com 180 questões de múltipla escolha, sendo que apenas uma alternativa é a correta.

Entre as alternativas, há algumas delas que deixa os candidatos confusos, com a incerteza de qual delas é a correta. O Enem costuma fazer uso de pegadinhas, como forma de testar a atenção de quem está realizando o exame. Portanto, aqueles que prestaram o exame nacional do ensino médio devem levar em consideração as informações relevantes sobre a atualidade, saber analisar gráficos e interpretar longos textos para assinalar a resposta que possui maior logicidade com o tema abordado.

O tema da redação também é outro fator que pesa na avaliação final do Enem. Os temas são atuais e o candidato deve desenvolver o tema com coerência e concisão, estruturando o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão. Devem ser empregadas corretamente as normas ortográficas da língua portuguesa, além de dominar sobre o assunto proposto e evitar argumentos pessoais ou opiniões próprias.

6815910879 06987b7a8b z F550x450 Como saber se passei no enem

Via Flickr

Como saber se passei no Enem – Passo a passo

  1. Se você fez o Enem nos dias 03 e 04 de novembro, poderá consultar o gabarito das questões no próprio site do Enem: www.enem.inep.gov.br/;
  2. Pelo gabarito disponível no portal do Enem, você pode ter uma noção de quantos acertos obteve no exame;
  3. O resultado oficial do Enem sai dia 28 de dezembro. Após esta data, você deve acessar seu cadastro online, inserindo o número do CPF e a senha de acesso e conferir qual foi a sua pontuação na prova;

O Enem como forma democrática para ingressar no Ensino Superior

A partir do dia 28 de dezembro de 2012, você poderá certificar sobre a sua pontuação no Enem e conferir se a nota é suficiente para se cadastrar no SISU (Sistema de seleção Unificada) e escolher o curso desejado.

O SISU é a porta de entrada para a universidade federal. Independente se você passou ou não no Enem, é por meio deste portal que os candidatos devem se inscrever para ser selecionado para os cursos escolhidos. Dependendo do peso da  nota obtida no Enem, o candidato poderá cursar medicina, odontologia, engenharia, entre outros cursos.

Graduações como medicina exigem uma pontuação maior, pois este curso é muito concorrido nas federais e se você pretende cursá-lo terá que obter uma nota muito alta no Enem para garantir sua vaga e não ter que se submeter à lista de espera.

Enfim, para saber se você passou no Enem é preciso esperar pelo resultado final no dia 28 de dezembro de 2012. O gabarito apenas é uma forma de certificar como foi seu rendimento no exame. Por isso, aguarde o resultado oficial no portal do Enem e boa sorte!