Como saber se tenho ginecomastia


4642944158_dd95947b2c

A ginecomastia é uma alteração hormonal que pode ser benigna ou maligna e que se caracteriza pelo crescimento de mamas em homens. O aumento do volume na região peitoral em rapazes será patológico quando proveniente do excesso de tecido de mamas advindos do desequilíbrio de hormônios ou do excesso de gordura naquela região do corpo, entretanto, trata-se de uma ocorrência considerada comum e recorrente em garotos no início de sua puberdade.

Em termos técnicos, a ginecomastia advém do desequilíbrio entre a ação do estrogênio e do androgênio sobre o tecido mamário do homem; essa ocorrência é normal nos períodos neonatal, da puberdade e na senilidade do sujeito do sexo masculino, ou seja, por essas épocas é comum notar a presença de pequenas mamas em garotos, jovens e idosos. A questão difícil é separar a naturalidade fisiológica dessas ocorrências de seu caráter patológico e por vezes graves.

7454295004 625e4c1721 Como saber se tenho ginecomastia

Via Flickr

Como saber se tenho ginecomastia? 

Em termos técnicos: Como a ginecomastia é entendida como o aumento do tecido mamário em homens, sua definição dependerá do tamanho que se atribui ao disco glandular do paciente a ser diagnosticado. Nesse caso, para se considerar doente ou não, em média os médicos entendem que a patologia reside entre meio a dois centímetros de diâmetro na medida das mamas que se formam. 

Visite um médico: A ginecomastia atinge a homens de todas as idades e por diferentes motivos. O indicado sempre é a visita regular ao médico de sua confiança. Para se diagnosticar um paciente com ginecomastia, você deverá buscar um profissional médico especializado em endocrinologia, poderá ser um cirurgião plástico ou um profissional mastologista.

A ginecomastia tem cura? 

Depois de diagnosticada, e sabido apenas não se tratar de uma pequena gordura localizada ou uma ocorrência efêmera do início adolescente, e tampouco do uso indiscriminado de medicamentos que desregulam a atividade hormonal, como é o caso da aplicação de esteroides anabolizantes; especialistas apontam tanto a eficácia da intervenção medicamentosa no tratamento dessa disfunção, como da opção pela cirurgia, cada vez mais escolhida em casos de ineficiência dos remédios em situações mais avançadas de crescimento de mamas em homens.

6052359223 90a84f15ba Como saber se tenho ginecomastia

Via Flickr

Quais são os aspectos dos tratamentos da ginecomastia?

Se a ginecomastia persiste em mais de uma ano, ela não regredirá espontaneamente ou naturalmente, pois acarretará a fibrose do tecido mamário do paciente. É preciso eliminar os remédios que propiciam a ginecomastia, suspendendo seu uso ou trocando-os por outros menos agressivos nesse sentido.

Se identificada a presença de tumores testiculares, diretamente relacionados a patologia em questão, eles serão tratados.

Já a intervenção cirúrgica é indicada em casos de pacientes que não atendem ao tratamento clínico e medicamentoso e que sofrem de grande desconforto físico e psicológico. Indica-se também em casos de persistência da ginecomastia por mais de dois anos, na ocasião, a única saída é mesmo a intervenção cirúrgica. A cirurgia costuma ser eficaz e de rápida recuperação, com um pós-operatório bastante tranquilo e pouco doloroso.

Dica:

  • Não ignore os sinais que o seu corpo manda pra você.
  • Pratique exercícios e prime por uma boa alimentação.
  • Visite o médico de sua confiança regularmente.

Boa saúde e boa sorte!