Como saber se uma empresa existe


6829454435_c31ae4c6e7

Muitas vezes, precisamos, antes de finalizar grandes volumes de compras, parcerias ou negócios, verificar se as informações que foram enviadas são, de fato, exatas, o que é uma parte importante para que a confiança entre o cliente e a empresa requisitada seja mantida.

Passo 1 – Motivos para saber se uma empresa realmente existe

Quem, atualmente, é capaz de identificar se uma empresa existe é a receita federal com seu controle de impostos e possíveis reclamações são analisadas e registradas. Então, uma empresa verdadeira é analisada pelo governo e pelo seu cadastro é possível que medidas cabíveis para que, se, um acordo não é cumprido, o cliente seja ressarcido.

Se essa empresa não existe, contra quem será feita a ação? Quem pagará? Na verdade, não passará de um golpe e possivelmente nada poderá ser feito para reaver o que foi perdido.

Então, por isto, precisamos verificar se as informações que nos foram passadas realmente existem.

Passo 2 – Verificando informações pelo CNPJ

Caso você tenha o CNPJ da empresa a situação é muito fácil de ser resolvida. Entre no site da Receita Federal e consulte a procedência do número da pessoa jurídica e se a empresa está de acordo com as leis brasileiras.

5055841019 f31efd3479 Como saber se uma empresa existebetsyweber/Flickr

Passo 3 – Verificando as informações pelo nome da empresa

Nem sempre possuímos o CNPJ de uma empresa, entretanto, isto não significa que, automaticamente, ela não existe. Então, podemos procurar pelo nome da empresa. Normalmente, verdadeiras pessoas jurídicas têm seus passos registrados pela internet. O que pode ser feito, então, é procurar pelo nome da empresa e ver o que é encontrado.

  • Procure pelo website: Atualmente se uma loja, indústria, ou um local de negócios, não possui um site na internet alguma coisa está errada. Entretanto, até mesmo os locais mais fraudulentos também possuem, então, não deve ser o único ponto a ser analisado.
  • Procure por informações únicas da empresa: E-mail não deve ser tido como uma informação única, mas sim, telefone de contato e  endereço. Por eles, você pode com uma pesquisa encontrar a procedência real (o que veremos abaixo).

Passo 4 – Utilizando as informações únicas

Se você mora perto do endereço fornecido pela empresa, vá visitá-lo, veja as instalações, procure pelos alvarás que permitem o funcionamento, pegue o CNPJ e confirme as informações.

Entretanto, muitas vezes, não podemos ir até o local que pretendemos verificar. Então, utilize o Google Maps e veja se o endereço corresponde a uma empresa ou a um domicílio residencial. Ligue para o lugar, que deve ser um telefone fixo e não um celular, e veja se será atendido como um cliente ou como  alguém que liga para a casa de alguém.

No final, o que conta é, como dissemos, no início, a situação frente a Receita Federal, entretanto, ter um registro com o órgão é cada vez mais fácil, o que faz com que nossa busca é dificultada. Então, antes de fechar um negócio, verifique tudo o que é possível. Consulte se alguém já teve algum problema com essa “empresa” e na dúvida, nunca faça o negócio. Melhor é não fazer do que perder dinheiro.

8059056076 3e1601eea7 Como saber se uma empresa existe

 Lissavetzky_Madrid/Flickr

(imagem destaque: Victor1558Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !