Como se adquire a distensão muscular


800px-Doppelter_Muskefaserriss_am_Oberschenkel

Não apenas atletas de alto desempenho em suas competições são passíveis de sofrer com a distensão muscular, pelo contrário, pessoas comuns na realização de tarefas cotidianas, e que não exigem tamanho esforço físico, podem ser vítimas desse mal. Mas o que é a distensão muscular? Como acontece? A distensão muscular se refere ao fato de um músculo ou tendão naturalmente preso ao osso ser submetido a certo grau de esforço, capaz de romper com as fibras musculares e os vasos sanguíneos responsáveis por sua irrigação, originando um hematoma com uma inflamação no local atingido.

Há duas categorias de distensão muscular: a primeira é da espécie aguda que acontece quando os tendões e os músculos cedem a uma contração repentina, mas de grande intensidade. Isso acontece, por exemplo, quando você levanta objetos pesados no chão, de forma inapropriada. O outro tipo de distensão é a crônica, ela surge de exercícios repetitivos e com maior duração, desgastando sempre os mesmos músculos para tal. É o que acomete os corredores e ciclistas, por exemplo.

Torn hammie Como se adquire a distensão muscularJabarnes/Wikimedia Commons

Como posso identificar uma distensão muscular? Quais são os seus sintomas? Você sentirá forte dor no local atingido, seguida da dificuldade de mexer o músculo machucado e perceberá uma mancha roxa e um edema aparente. Essas são as percepções imediatas, notado isso, vá a um médico de sua confiança e se submeta a uma avaliação clínica especializada da região lesada, o que provavelmente implicará na radiografia, na ressonância magnética e em um eletromiograma que são os exames solicitados para a constatação do problema e de sua forma de tratamento mais adequada.

Estou sujeito a sofrer uma distensão muscular? Quais são os fatores de risco existentes? Há algumas situações que dimensionam a possibilidade de se sofrer uma distensão muscular, como por exemplo, o despreparo físico para se realizar exercícios, seja pela ausência de condicionamento físico, seja pela utilização inadequada das técnicas para cada uma das ginásticas. Além do descaso com o aquecimento antes dos exercícios e os quadros de cansaço exagerado e de excesso de peso.

summit cross 3375 640 Como se adquire a distensão muscularHans/Pixabay

Qual é o tratamento para a distensão muscular? Quais são os cuidados a serem tomados? Em geral, e dependendo da intensidade do trauma muscular, o próprio corpo repara as fibras musculares danificadas, controla o coágulo das veias e controla o quadro da inflamação. Já as lesões mais intensas exigem que você procure um médico especialista para uma avaliação mais precisa e certeira.

Siga algumas dicas para o tratamento da distensão muscular

  • Aplique gelo no local lesionado imediatamente após a distensão, uma vez que isso ajuda a anestesiar a dor, o edema causado, a hemorragia interna e a inflamação como um todo;
  • Fique em repouso, proteja o membro afetado com uma faixa compressora e o mantenha elevado. Dica: evite exercícios que causem dor, mas não fique integralmente estático, saiba até onde vai sua dor;
  • Use anti-inflamatórios e analgésicos em caso de alívio da dor. Atenção: não os use por mais de quatro dias ou sem a supervisão médica.

No mais, bom trabalho e boa sorte!

 (Imagem Destaque: Trevererbondi/Wikimedia Commmons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !