Como se apresentar em uma entrevista de emprego


emprego

Uma entrevista de emprego é sempre algo muito importante. Tão importante que muita gente acaba cometendo uma série de erros ou deslizes por ansiedade ou afobação.

A entrevista deve ser levada à sério, claro, mas não deve levar ninguém ao desespero. Lembre-se que o aspecto mais importante de uma entrevista é que ela é uma conversa entre o entrevistador e você. Portanto, quanto mais seguro você estiver, mais confiança vai transmitir.

emprego1 Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Passo a passo:

  1. Cuide da aparência. Não esqueça que o primeiro contato de um entrevistador com você vai ser não verbal, ou seja, antes de iniciar qualquer diálogo, ele ou ela vai olhar para você. E essa é a sua primeira grande chance de criar uma boa imagem. Contudo, é necessária uma observação pertinente. Antigamente recomendava-se o uso de um traje muito formal e a eliminação de qualquer tipo de acessório, e isso criou certo estigma quando se fala em aparência. Além disso, várias profissões surgiram e muitos locais de trabalho se transformaram em ambientes mais informais. Portanto, antes de escolher sua roupa, pesquise qual é o tipo de empresa que está lhe chamando para uma entrevista. Em qualquer situação você deve buscar causar uma boa impressão, óbvio, mas dependendo do tipo de ambiente, uma roupa muito formal (como terno e gravata) pode levar o entrevistador a imaginar que você não tem o perfil mais despojado que a empresa deseja e vice versa.
  2. Chegue um pouco antes do horário marcado e saiba com quem vai falar. Memorize e procure chamá-lo (a) pelo nome durante a conversa.
  3. Seja seguro. Responda com naturalidade, exponha seus pontos de vista com confiança e mantenha a espontaneidade. Um dos maiores erros é o entrevistado se comportar como um “robozinho”. Fica evidente para o entrevistador que aquela pessoa não está agindo naturalmente e isso conta, e muito, negativamente.
    emprego2 Como se apresentar em uma entrevista de emprego
  4. Esteja preparado para lidar com assuntos importantes. Pretensão salarial, disponibilidade para viagens, limitações de horários e domínio de habilidades específicas. Mais uma vez, seja seguro, porém sem parecer inflexível. Se você tem uma pretensão e for perguntado sobre ela, apresente-a, mas ao mesmo tempo mostre que vocês podem negociar. Não pareça intransigente em nenhum momento.
  5. Não critique empregos ou patrões anteriores. Mesmo que você tenha tido problemas, não caia no erro de expor desavenças ou criticas em uma entrevista. Isso é visto como um comportamento antiético. Sempre que for perguntado, fale a verdade sem entrar em detalhes. Se você foi demitido, assuma. Mas prefira dizer que isso aconteceu por diferenças profissionais de pensamento ao invés de tecer críticas a alguém.
  6. Argumente durante suas respostas. Evite ser monossilábico, apenas dizendo “sim” ou “não”. Mas ao mesmo tempo, não fale desnecessariamente. É importante mostrar sua capacidade de raciocínio, mas não caia na armadilha de falar demasiadamente.
  7. Ao final, seja educado com seu entrevistador. Agradeça a oportunidade e não cometa nenhum tipo de deslize que comprometa todo o esforço que você fez durante a entrevista.
emprego3 Como se apresentar em uma entrevista de emprego

Durante o tempo em que você estiver na empresa, procure criar uma boa imagem também para todas as pessoas com quem tiver o mínimo de contato ali dentro. Muitos candidatos cometem o erro de serem super educados e cordiais com o entrevistador, mas agem com extrema grosseria com a recepcionista, por exemplo. Você não sabe o quanto vai ser avaliado por esse tipo de coisa, portanto encare todos da mesma maneira. Seguindo essas dicas, você vai se portar com muito mais segurança e evitar erros que prejudicam muita gente.

Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post