Como se cadastrar no jovem aprendiz


6101544664_8d68dd4721_b-F550x450

Existente desde o ano 2000, a Lei do Jovem Aprendiz, sancionada pelo Governo Federal, propõe que o maior número possível de jovens e adolescentes tenha acesso ao primeiro emprego, de forma totalmente legalizada e tendo direito aos mesmos benefícios sociais oferecidos aos trabalhadores comuns, via contrato CLT. Cada estado, por sua vez, criou programas específicos para monitorar os candidatos e contratantes. No caso de São Paulo, o programa foi nomeado de “Jovem Cidadão”.

4602194162 e75e10828a b Cópia F550x450 Como se cadastrar no jovem aprendiz Fotos Gov/Ba/Flickr

Para Participar do Programa Jovem Cidadão/Jovem Aprendiz, o candidato deve estar cadastrado no sistema online disponibilizado pelo Governo de São Paulo, através do endereço http://www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br/.

Além de estarem cadastrados, alguns requisitos mínimos devem ser preenchidos. São eles:

  • Estar cursando o Ensino Médio em escolas públicas estaduais;
  • Ter entre 16 e 21 anos de idade.

Cadastro do Aluno

  1. Para se cadastrar no Programa Jovem Aprendiz/Jovem Cidadão, siga as instruções abaixo:
  2. Acesse o portal do Meu Primeiro Trabalho, através do endereço http://www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br/.
  3.  Clique na opção “Inscrições Alunos”.
  4. Na tela de cadastro, insira os seguintes dados: número do documento de identidade (RG), estado onde foi emitido o documento e data de nascimento.
  5. Em seguida, preencha o questionário socioeconômico, onde constam os dados pessoais do aluno, escolaridade, escola e principais preferências.
  6. Envie o questionário. A confirmação do envio dá-se através da emissão de comprovante de inscrição, em formato de recibo.
  7.  Uma vez cadastrado, a comunicação e convocação para vagas de estágio será realizada pela própria escola. Geralmente, as escolas mantém murais de informação nos corredores, onde todas as vagas e nomes dos candidatos convocados são expostos.
  8. Quando convocado para uma vaga, o estudante será submetido a uma entrevista pessoal e, de acordo com o seu perfil e necessidades da vaga, será ou não contratado.

Entretanto, as empresas são essenciais e extremamente importantes neste projeto, já que são elas que dão a oportunidade aos jovens de estudantes, de obterem o seu primeiro emprego. Se você é responsável por uma empresa e deseja se cadastrar no programa Jovem Cidadão/Jovem Aprendiz, saiba como proceder.

3789307037 9c2a9f16fc o Cópia F550x450 Como se cadastrar no jovem aprendizAgência de Notícias do Acre/Flickr

Cadastro das Empresas

  1. Antes de cadastrar a sua empresa no programa, saiba que existem algumas regras e pré-requisitos que devem ser seguidos, dentre eles o pagamento mínimo de R$1,89 por hora de trabalho, além de vale transporte.
  2. Para cadastrar a empresa, siga os passos abaixo:
  3. Acesse o portal do Meu Primeiro Trabalho, através do endereço http://www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br/.
  4. Clique em “Empresas/Vagas”.
  5. Insira o número da inscrição no CNPJ e, em seguida, todos os dados da empresa, além das vagas oferecidas.
  6. O processo seletivo é realizado pela empresa, em parceria com o programa. Para cada vaga, serão selecionados 3 estudantes, que serão submetidos à entrevistas individuais.
  7. Para os alunos reprovados no processo, não é necessário o retorno ao posto de atendimento do programa. Já aos alunos aprovados, é necessário retornar ao posto, além de abrir uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, para fins de recebimento de sua bolsa-auxílio. É necessário ainda assinar e retirar (na própria empresa) a carta de encaminhamento, assinada por ambas as partes.

O Programa Jovem Cidadão / Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade não só para os jovens brasileiros que estão em busca de emprego, mas também para empresas, que possuem a chance de formar um profissional.

(Imagem de destaque:  Fotos Gov/Ba/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !