Como se pega estomatite


5359566447_39dd67b32d

 Quando, principalmente, nossas crianças ficam doentes nós não sabemos como reagir ou o que fazer para que, de fato, ela seja curada. Quando conseguimos, ficamos curiosos para saber como ela contraiu a doença. Hoje iremos tratar sobre a estomatite. Como as crianças pegam?

Passo 1 – O que é a estomatite?

Antes de responder como não contrair ou os sintomas da doença, iremos definir o que, de fato, é a estomatite.Conhecida cientificamente como gengivoestomatite herpética, a estomatite é uma doença contagiosa que atinge a boca, língua e bochecha.Muitas pessoas pensam que a doença tem a ver com problemas estomacais, entretanto isto é um grande mito. A palavra vem do grego, stoma que significa boca. Ou seja, os problemas são bucais e não estomacais.

estp 300x227 Como se pega estomatite

Via Flickr

Passo 2 – Sintomas da doença

Feridas brancas na parte central e vermelhas nas partes exteriores, ou bordas, surgem, também, nas bochechas, na gengiva,  na língua e/ou, em alguns casos, nas amígdalas.

A criança pode começar a babar bastante por não conseguir digerir simples alimentos líquidos. Normalmente, também, podem aparecer sintomas como a febre que comumente chega a mais de 39 ºC.

A primeira coisa que deve ser feita é levar sua criança ao pediatra. Principalmente, por, na maioria das vezes, não falar, por sua terna idade, os pais devem se preocupar com os sintomas, mesmo que não passe de um susto. A principal complicação pode ser a perda de água, visto que o pequeno ser fica com medo de tomar água ou qualquer outro líquido.

Passo 3 – Tratamento da doença

Depois de visitar o pediatra, ele receitará analgésicos para que a dor da criança seja diminuída. Para que o sofrimento não seja aumentado, medidas de higiene devem ser aplicadas, visto que, embora as dores da criança não sejam contidas com esta medida, ela evitará que outros problemas como a cândida sejam adquiridos e prolonguem o sofrimento dos pequenos.

3219218076 64af3bfebf 225x300 Como se pega estomatite

Via Flickr

Passo 4 – Como se pega a doença

Enfim, chegamos ao contágio. Iremos investigar como a doença é pega pelas crianças. Normalmente, são atacadas pelo vírus da herpes simples, o qual é mais comum, entretanto, pode ser causada por outros vírus, como o Coxsackie.

Por isto, classificamos a doença como viral. Ela é adquirida por contato direto com algum indivíduo portador da doença ou por objetos que estejam contaminados com o vírus. Podemos citar como exemplo, a chupeta e o bico de mamadeira. Ela, também, pode ser adquirida através do beijo e da saliva. Também é possível que a doença seja adquirida espontaneamente, mas esta última alternativa somente aconteceria se o sistema imunológico apresentar algum problema de baixa resistência, neste caso, são as gotículas espalhadas pelo ar as responsáveis pela contaminação.

O tempo de incubação do vírus é de 4 a 24 dias. Entretanto, se os medicamentos são ministrados corretamente, este período pode ser diminuído pela metade e ficar em média de 7 a 10 dias.

Nós podemos concluir que se os pais tomam medidas higiênicas com os objetos pessoais das suas crianças e, além disto, restringem o contato com crianças infectadas e cuidam da saúde de seus pequenos, eles terão poucas chances de contrair a doença.

 Boa Sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !