Como se pega lupus


systemic-lupus-erythematosus-F550x450

O Sistema Imunológico é uma das principais barreiras contra agentes invasores e outros microrganismos responsáveis pela causa de inúmeras doenças. No entanto, em alguns casos a resposta imunológica é extremamente exagerada e acaba por levar o organismo a um comportamento patológico, prejudicial ao funcionamento normal de órgãos e células do corpo. O Lupus é pertencente a essa classe das doenças autoimunes e atinge menos de 1% da população.

351457 Lupus 1 F550x450 Como se pega lupus

Via blogspot

Existem várias formas da doença, que é classificada principalmente levando-se em consideração os órgãos atingidos ou as substâncias que desencadearam o seu quadro. De maneira geral, o Lupus é caracterizado por lesões na pele e, em certos casos, em órgãos e articulações por todo o corpo. Essas lesões são provocadas pelo próprio sistema imunológico do indivíduo, que destrói as células do organismo da mesma maneira que destruiria um organismo patogênico invasor. O tratamento de escolha dos médicos é a utilização de imunossupressores para que a resposta inflamatória seja reduzida. Infelizmente, esse tratamento possui uma série de efeitos colaterais, já que o organismo perde um importante meio de defesa contra infecções externas.

Entenda um pouco mais sobre a autoimunidade e saiba como se pega a doença.

A autotolerância é a capacidade que o Sistema Imunológico adquire de reconhecer o “próprio”, ou seja, as células e outras substâncias produzidas pelo próprio organismo. Esse reconhecimento se dá ainda na gestação, mas somente após os primeiros anos de vida é que o organismo irá adquirir uma defesa completa. O Sistema Imunológico possui uma capacidade inata de combater certos organismos e isso confere boa parte da proteção que um recém-nascido necessita. No entanto, outra forma de proteção, chamada de Imunidade Adquirida, necessita de um contato prévio com microrganismos e outros agentes infecciosos para entrar em ação. Segundo especialistas, a ausência exagerada desse contato com o meio nos primeiros anos de vida – por conta de uma superproteção dos pais e devido ao uso exagerado de sabonetes e produtos antibacterianos – é uma das grandes responsáveis por erros na formação de um Sistema Imunológico eficaz. O sistema de defesa do organismo é extremamente sensível e foi “projetado” pela evolução para evitar que o indivíduo possa contrair a maioria das doenças mais comuns. Ao impedir esse contato, o Sistema Imune eventualmente se volta contra as proteínas e células presentes no próprio organismo, desencadeando assim o quadro apresentado na maioria das doenças autoimunes.

lupuspic F550x450 Como se pega lupus

Via blogspot

Conheça os vários tipos de Lupus.

Assim como outras doenças autoimunes, o Lupus é classificado de acordo com os órgãos e sintomas que o indivíduo apresenta.

  • Lupus Eritematoso Discóide – É caracterizado por lesões cutâneas que aparecem tanto na face quanto em outras áreas do corpo expostas à luz, como braços, pescoço e busto. Em 10% dos casos ocorre a evolução para a forma sistêmica da doença.
  • Lupus Eritematoso Sistêmico – Nesse caso, as lesões afetam não somente a pele, mas todos os órgãos e tecidos do corpo. É bem mais grave que a forma discoide e pode acometer as articulações, rins, pulmões e até mesmo o tecido sanguíneo.

Como o Sistema Imunológico pode ser controlado por medicamentos e drogas imunossupressoras, é comum a observação de uma forma de Lupus induzida por substâncias químicas. Nesse caso, os sintomas podem ser controlados com a substituição da droga utilizada. De maneira geral, o Lupus é uma doença causada pelo próprio Sistema Imune e não se “pega” pelo simples contato com outras pessoas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post