Como se tornar aeromoça


shutterstock_54224206-F550x450

 

Simpatia, elegância e boas maneiras. Não necessariamente nesta ordem, mas estes são alguns dos principais requisitos desejados e esperados das sempre sorridentes aeromoças, acompanhantes de bordo de todos os passageiros aéreos que, entre outras funções, ajudam na transmissão de informações do comandante e nos serviços de alimentação e entretenimento oferecidos pela empresa aérea.

As aeromoças passam por um rigoroso processo de seleção e treinamento para que possam atender a todos os passageiros da melhor forma possível. Ficam incumbido a elas o cargo de servir e ajudar em qualquer tipo de dúvida que os tripulantes possam enfrentar durante o voo  mantendo-os calmos e bem acomodados.

shutterstock 85987426 F550x450 300x199 Como se tornar aeromoça

Via shutterstock

A figura impecável e marcante da aeromoça sempre vem em nossa mente quando pensamos em uma viagem de avião. Em filmes e séries de TV elas sempre são lembradas e interpretadas pelas mais belas atrizes. O uniforme e a postura destas profissionais chamam a atenção pela beleza e forma personalizada de prestar serviços. Estão sempre maquiadas, com os cabelos presos, perfumadas e costumam falar mais do que dois idiomas.

shutterstock 26695195 F550x450 300x235 Como se tornar aeromoça

Via shutterstock

Esta profissão está ganhando considerável espaço em nosso país, pois com o crescente aumento da economia e o poder de compra elevado de grande parte de nossa população, as pessoas estão optando mais por viagens aéreas  mesmo para cidades não tão distantes, como a famosa ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro. Transportes viários, como ônibus e automóveis estão sendo deixados em segundo plano em viagens e passeios turísticos, já que o avião é um transporte rápido e vantajoso por seu custo/benefício. Portanto, é um segmento em crescimento e que aumentará muito mais com os avanços tecnológicos e industriais, que fabricam as aeronaves e as deixam em pleno estado de comando.

Tornar-se uma aeromoça é o sonho de muitas garotas e mulheres. Algumas, talvez pela elegância da profissão, acham que a concretização deste desejo fica muito distante de sua realidade. Realmente, a profissão têm seu lado glamouroso, já que elas estão trabalhando em um dos meios de transporte mais refinados que existem. Mas isso não impede pessoas de menor valor aquisitivo e muito menos é um motivo de desistências. Se você sonha e quer ser, uma aeromoça, veja estas dicas e prepara-se para voar pelo Brasil e pelo mundo!

Como se tornar uma Aeromoça:

  1. Para inscrever-se em um curso de aeromoça, é preciso que a candidata procure uma escola de aviação que ofereça curso certificado pela ANAC (Agência Nacional de Avião). Para tanto, os requisitos principais são: Idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, altura superior á 1,57 m e, o mais importante é se sentir à vontade com relacionamentos interpessoais;
  2. Não é necessário ter experiência anterior nessa ou em qualquer outra aérea para inscrever-se no curso de comissário de bordo. Basta apenas ter consciência do trabalho e possuir ambições de crescimento profissional. Um outro fator que não é obrigatório, mas facilita a ascensão da profissão é o aprendizado de novas culturas. Por exemplo, uma pessoa que, além do português, fala espanhol e inglês, poderá ser uma aeromoça de vôos internacionais, atendendo a todos os passageiros de forma igualitária. Alem disso, abrir-se-ão, para esta profissional, um leque de opções, já que, falando um outro idioma, esta poderá atuar em companhias aéreas de outros países;
  3. Todos comissários de bordo, incluindo-se também as aeromoças, precisam de um treinamento de sobrevivência na selva e de preparação física e psicológica. Primeiramente, o candidato – e no caso das aeromoças – as candidatas, devem fazer um exame médico no HASP, o Hospital Oficial da Aeronáutica, para identificar possíveis impedimentos para a profissão. Passando pelo exame médico e tendo frequentado o curso teórico, será aplicada uma prova na escola de aviação na qual se inscreveu. Se passar nesta prova, poderá fazer o exame da ANAC (Agência Nacional de Aviação) e, caso obtenha êxito na aplicação, estará apta a exercer a profissão com plenos direitos.

Muito importante é matricular-se em uma escola séria e que tenha o reconhecimento de órgãos oficiais pois, infelizmente, existem instituições de ensino que, além de não poder dar cursos de comissário de bordo, ainda ficam com todo o seu dinheiro. Por isso, cuidado! Procure uma escola de credibilidade e invista em seus sonhos.

shutterstock 79522945 F550x450 200x300 Como se tornar aeromoça

Via shutterstock

Depois é só ensaiar a famosa frase dita pelas aeromoças: “Senhores passageiros, por favor, apertem os cintos. O avião decolará em poucos minutos. Tenham todos uma boa viagem!”.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !