Como se tornar um piloto comercial


piloto

O homem, como espécie, é um conquistador por natureza. Seja pela terra, pela água e mais recentemente pelo ar. Voar é um desejo que vem de berço e parece ser comum a todas as pessoas. Graças a homens como Santos Dumont hoje nós podemos realizar esse sonho atreves das aeronaves.

Claro que nem todo mundo quer ser um simples passageiro em um avião, muitos desejam dominar e comandar o próprio. E tem aqueles que querem ir além, ao invés de apenas poder pilotar querem fazer isso de sua profissão e fonte principal de sustento. É um caminho longo, mas muito recompensador.

Se esse é o seu sonho, então veja agora dicas de como virar um piloto comercial.

5478694891 936ff96f80 z F550x450 Como se tornar um piloto comercialcwwycoff1 / Flickr

O que é necessário

  • Ser maior de idade (18+);
  • Ensino médio completo;
  • 200 horas de voo;
  • Aprovação da Anac.

Passo a passo

  1. Procure um bom aeroclube ou escola de aviação civil. Verifique com eles quais as formações que estão certificados a realizar e se estão em dia com a Anac e se possuem todas as autorizações. Geralmente a própria escola lhe oferece toda a orientação para se tornar um piloto comercial, no entanto nem todas as escolas estão aptas e ensinar até esse nível, algumas apenas formam pilotos privados. Tenha certeza de que a escola atende seus objetivos. Nunca é demais pedir a indicação de um profissional da área ou a um amigo que trabalhe no ramo de aeronaves.
  2. A primeira parte é teórico e o após cursar essa parte o aluno deverá prestar prova na Anac. É imprescindível a dedicação e empenho nos estudos teóricos, pois é o primeiro passo para você ganhar o céu. O curso é tido como difícil e as provas mais ainda. Recentemente a Anac ainda mudou as regras e antes de prestar prova para a Anac você deverá ser aprovado na sua escola de aviação.
  3. O próximo passo é o exame médico. Não é tão complicado passar nesse exame, já que qualquer pessoa considerada saldável está apta para trabalhar no espaço aéreo. Essa etapa é mais tranquila e a menos estressante do processo. Ao fim você deverá obter o CMA (Certificado médico aeronáutico).
  4. Após aprovação na parte teórica e na médica, o aluno obterá um CCT e poderá fazer as aulas práticas de voo. Algumas escolas fazem ainda um treino em solo conhecido como nacele para que o aluno vá se familiarizando com o equipamento que vai operar. Com 40 horas de voo, você poderá fazer a prova de Check poderá lhe dar uma licença para piloto privado, para ser piloto comercial são exigidas 200 horas. Ao fim desse período você fará a prova de check onde a Anac irá lhe dar uma licença ou não.

5923329074 1f78effaa0 z F550x450 Como se tornar um piloto comercialJohn Christian Fjellestad / Flickr

Dicas

  • Ser piloto não é barato e nem rápido, portanto estude bastante para que você obtenha o melhor desempenho logo no início.
  • Irá demorar para que você sai do solo e faça seu voo no comando, portanto tenha paciência. Existe um motivo para todo esse processo e é chamado de segurança.

Pode demorar, pode ser caro, mas vale a pena. Se quiser conquistar o ar você vai ter que batalhar. Como qualquer coisa na vida, seu sucesso depende só de você. Se esforce e se dedique, porque você merece o resultado positivo disso tudo. Bons voos e boa sorte!

(Imagem destaque: tienvijftien / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !