Como se tornar um professor eventual


aula_dest

Ser um professor eventual não é tarefa fácil, mas pode ser uma experiência interessante para quem está começando sua carreira na área. O principal papel de um professor eventual é substituir professores efetivos durante suas faltas, com o objetivo de não deixar que os alunos fiquem sozinhos e sem atividades.

aula3 Como se tornar um professor eventual

O tempo das aulas geralmente é curto e normalmente você vai atuar com turmas diferentes. Dessa maneira, não existe um grande vínculo com um grupo específico de alunos, mas proporciona ao professor eventual um contato com um número maior de estudantes. É importante verificar sua formação acadêmica para saber em que ciclos pode atuar e aprender algumas lições importantes.

aula1 Como se tornar um professor eventual

Passo a passo:

  1. Crie um ambiente estimulante para os alunos. Lembre-se que o professor titular faltou e isso sempre gera uma certa frustração. Você precisa procurar justamente modificar esse quadro.
  2. Prepare um alicerce para suas aulas. Elas serão sempre curtas (normalmente 50 minutos) e você precisa iniciar e finalizar a atividade dentro desse período. Adquira livros, apostilas, vídeos com o conteúdo das disciplinas que você pretende dar aula. Esse deve ser o conteúdo que você vai levar sempre com você. Com o tempo você vai ler novos livros, descobrir conteúdos mais modernos, mas essa base inicial vai ser o esqueleto das suas aulas. O que vier depois, vai complementar esse material.
    books1 Como se tornar um professor eventual
  3. Organize referências, materiais e experiências que contribuirão para tornar suas aulas atrativas e interessantes. Se o papel do professor é criar um ambiente que promove aprendizado, é fundamental que você trabalhe muito nisso. Artigos de jornais e revistas, recortes. Você pode utilizar isso com ponto de partida para que os alunos façam atividades (individualmente ou em grupo).
  4. Prepare um roteiro para suas aulas. É fundamental que seus alunos percebam que você tem segurança na condução da sala. Para isso, é necessário que você estabeleça uma sequência. Com o que começar, que conteúdo deve vir depois, o que se encaixa melhor para a compreensão daquilo que você pretende ensinar. Mas não se engesse. Dar aula é algo muito dinâmico. Uma turma é sempre diferente da outra, cada aluno tem suas particularidades e muitas vezes você vai perceber que algo saiu do planejado. Não se assuste, encare isso com naturalidade e utilize o roteiro como um guia. O importante é não ficar sem direção, sem saber como continuar.
  5. Procure acompanhar o andamento da escola, observar os demais professores, participar das reuniões. Você pode atuar a qualquer momento e é importante estar por dentro do que acontece, para conseguir atuar com mais eficiência e aos poucos ir conquistando seu espaço.

aula d Como se tornar um professor eventual

Lembre-se que seu papel é não deixar os alunos parados e que essa interação é um importante aprendizado para você como professor. Você ganha em experiência ao lidar com diversos alunos de perfis diferentes, em momentos diferentes. Também vai adquirindo mais “jogo de cintura” e maior capacidade de conduzir uma sala de aula. Os alunos vão aprender com você e, o mais importante: você vai aprender com eles.

Boa sorte e boas aulas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post
  1. Sou professora Municipal a 14 anos, esse ano estou no estado como eventual. E fico triste com alglumas gracinhas de colegas dizendo que professor eventual não faz nada. É muito chato chato. Trago material para os mesmos que criticam o meu trabalho. Na escola ajudo a recuperar alunos e eles me adoram me chama de tia e todos os dias me recebem com abraços.