Como se vestir para um casamento


5483854650_1fd5bd78dd

Casamentos sempre são um dilema. Não só para os noivos, que precisam escolher um monte de coisas que vão desde o sabor do bolo e os talheres do buffet até o vestido da noiva, mas também para os convidados. Vestido curto ou longo? Que cor pode? Salto alto ou baixo?Estampa ou cor lisa? Decote ou corte fechado? Calma. Tudo é uma questão de tipo e local da festa, horário do casamento e traje especificado no convite. Seguindo algumas regras básicas, você não irá fazer feio.

Material necessário

Você precisará de uma roupa condizente com o estilo de traje solicitado no convite, então sempre atente a isso primeiro. Caso não haja, opte por uma roupa sóbria e social, mas mais casual.

3505110285 730257bd34 Como se vestir para um casamentowonderlane/Flickr

Passo a passo

Passo 1

Se você for mulher, esqueça do preto. A cor não deve ser usada em um dia de união, pois ela tem uma conotação forte de luto e o dia do casamento é um dia feliz. Se quiser parecer mais magra, escolha um look liso e de outra cor escura e elegante, como azul royal ou grafite.

Passo 2

Vista-se de acordo com o tipo de traje do convite. Confira os estilos:

Esporte: roupas simples do dia a dia;

Passeio (esporte fino): um pouco mais formal do que roupas do dia a dia. Melhor não usar brilhos, decotes profundos nem bolsas muito grandes. Passeio, para homens, significa: terno sem gravata se o evento for durante o dia e com gravata após as 18 horas. Nesse estilo, os calçados podem ser de salto alto ou baixo para as mulheres e os homens podem utilizar a dupla all-star e terno, se forem descolados.

Passeio completo (social): homens sempre de gravata e terno; mulheres de vestido longo. Prefira os menos decotados. Pantalonas também caem bem. O salto invariavelmente fica melhor se for alto e as bolsas bem pequenas. As clutchs e carteiras caem muito bem neste tipo de evento.

Black-tie: eventos noturnos bastante elegantes exigem este tipo de vestimenta. Neste caso, os homens devem usar smokings e as mulheres devem ir para arrasar. São aqueles looks usados pelas estrelas de Hollywood durante o Oscar.

Passo 3

Preste atenção ao local onde o evento será realizado. Se for em uma fazenda, por exemplo, você não irá com uma sandália de salto fino.

1165455066 03ec12cf48 Como se vestir para um casamentorockwilder/Flickr

Passo 4

Caso esteja frio, além do vestido, use uma pashmina ou lenço combinando com o vestido por cima dos ombros. Casacos não ficam bem neste tipo de evento, a não ser que tenham sido feitos em conjunto com o vestido.

Dicas

  • Evite vestidos muito curtos, decotados, enfim, qualquer peça que faça com que você chame mais a atenção do que a noiva. As madrinhas podem ir um pouco mais produzidas, porém, sempre com um certo tom de sobriedade, principalmente se o evento for em uma igreja.
  • Cuide da maquiagem. Tons escuros estão liberados se o evento for noturno, porém, evite carregar na dose. Um casamento é um evento sóbrio em si. Deixe a maquiagem pesada para formaturas e para o carnaval.
  • Leve sempre uma sandália rasteira para utilizar quando seus pés cansarem dos sapatos de salto. Não é feio e fica bastante confortável. Essa dica é para dançar até o fim da festa!

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Isaac Ribeiro/Flickr)