Como secar o leite materno


adorable-19580_640

Vários dias após o nascimento do bebê, os seios das mulheres vão se encher de leite em antecipação ao ato de alimentar o filho. Se ela decidiu não amamentar, pode sentir dor e inchaço, e os seios ficarem cheios de leite.

É melhor esperar este período passar e permitir que seu leite seque de modo natural, o que pode levar até duas semanas em média. Nesse meio tempo, no entanto, a mulher pode incentivar o seu corpo a parar de produzir leite que ela não precisa, aliviando assim seu desconforto.

Dicas para secar o leite materno

  1.  A mulher deve usar um sutiã firme, mesmo à noite, se ela se sentir mais confortável desse modo. Especialistas recomendam que a mulher evite apertar muito os seios, pois isso pode causar dutos obstruídos levando a mastite, que é uma infecção da mama.
  2. Evitar tocar os seios. Qualquer estímulo pode causar uma descida do leite, o que sinaliza para corpo feminino que ele deve produzir ainda mais leite. A mulher deve procurar virar de costas para o chuveiro no momento do banho, pois a água quente correndo em seus seios pode estimular o reflexo de descida.

    6002726475 0f77d63dcb Como secar o leite materno                                                           agecombahia/Flickr

  3. Aplicar compressas frias nos seios, para aliviar tanto o inchaço quanto a dor nas mamas.  Uma boa dica é tentar sacos pequenos para não machucar o peito.
  4. Congelar ou refrigerar folhas de couve, e colocar um pouco em cada lado do sutiã. O frio vai fazer a mulher se sentir melhor, e o repolho, segundo especialistas na área, pode ajudar a secar o leite mais cedo.
  5. Tomar um analgésico, pois isto vai diminuir a dor e melhorar o inchaço devido ao ingurgitamento mamário que é o excesso de leite nas mamas.
  6. Perguntar ao médico sobre um medicamento de prescrição para secar o leite mais cedo. Estes remédios têm o risco de apresentar efeitos secundários graves, incluindo a formação de coágulos no sangue, pressão arterial baixa e acidente vascular cerebral, e por isso não são prescritos rotineiramente.
  7. Este passo pode parecer terrível para algumas pessoas mais sensíveis, mas quando a criança começar a chorar querendo mamar, a mãe deve entregá-la ao seu parceiro e sair da sala.  No entanto ao fazer isso, o corpo feminino terá uma resposta biológica, e ela vai sentir dor. Neste dia, a mãe deve segurar seu bebê em todas as outras ocasiões que puder, para compensar sua recusa na hora de amamentá-lo.
  8. Beber chá. É saboroso, e as pessoas acreditam isso funciona para secar o leite. No mínimo, ele provavelmente tem algum tipo de efeito placebo, e todo mundo gosta de uma boa xícara de chá de ervas.
  9. Outra boa opção é colocar pequenos blocos de gelo no sutiã. Eles servem como acalmar e aliviar a sensação desconfortável do ingurgitamento.

7249875390 b487d371be Como secar o leite maternoitanhaem/Flickr

A mulher não deve se surpreender se ela ainda sente uma sensação de descida do leite por algumas semanas depois de secar. Isso acontece, e é considerado normal. Algumas mulheres demoram mais que outras para secarem seu leite completamente, elas devem ser pacientes, e continuarem usando o sutiã durante o dia e à noite.

(imagem destaque: publicdomainpictures/pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !