Como ser demitido sem justa causa


6829524075_b047af41e4

Às vezes a pessoa não se sente bem em seu ambiente de trabalho e pede demissão. Só que ao pedir demissão o funcionário abre mão de muitos direitos como o Fundo de Garantia, Seguro Desemprego e 40% de Multa Rescisória.

Definitivamente pedir demissão não é uma boa saída, a menos que a pessoa já tenha outro emprego garantido. Mas ao ser demitido sem justa causa, o empregado irá receber mais dinheiro e ficar tranqüilo nos meses em que estiver desempregado.

Demissão sem justa causa

Basicamente ser demitido sem justa causa é o mesmo que ser mandado embora sem motivo plausível pelo empregador. Nenhum empregador gosta de demitir sem justa causa, em vez disso eles costumam fazer pressão em cima do empregado para que ele peça demissão.

A seguir um passo a passo para você ser demitido sem justa causa.

1 – Antipatia

Não cumprimente seus superiores. Se eles o cumprimentarem, finja que não ouviu. Se caso eles perguntarem o que está acontecendo, responda que você não acordou bem.

6829510801 7a8c058e921 Como ser demitido sem justa causavictor1558/Flickr

2 – Intriga

Na hora do café, quando todos estiverem reunidos, fale dos pontos negativos dos supervisores. Se não tiver nada de negativo para falar, invente.

3 – Dissimulação

Nada irrita mais um patrão do que um funcionário desligado. Quando você for chamado, demore a ir. Quando falarem com você, demore a entender. Quando alguém pedir alguma coisa para você fazer, faça de um jeito errado e ainda diga que a pessoa não explicou direito.

4 – Tire a camisa

Muito se fala que empregado bom é aquele que “veste a camisa da empresa”, ou seja, aquele dá o sangue pela empresa. Neste caso “tire a camisa da empresa”. Não faça horas extras; vá embora minutos antes de bater o horário de expediente; se tiver no meio de um serviço pare e deixe largado para ir embora; não mostre interesse em aprender; não se importe com nada dentro da empresa.

5 – Atendimento

Não sorria para os clientes, não cumprimente, mostre desgosto ao ter que atendê-los, se possível seja ríspido em suas respostas e faça de tudo para eles irem embora sem comprar nada.

6 – Banco de horas

Caso o empregador peça a você para trabalhar depois do expediente para terminar um pedido urgente, responda com naturalidade que você não pode, pois irá “Pescar”, “Jogar futebol com os amigos”, “Festa”, “Churrasco” ou até mesmo diga que você “Não pode perder a novela”. Quanto mais o empregador estiver precisando de você, mais você deverá demonstrar que não está nem aí.

Essas foram algumas dicas básicas, mas é claro que você poderá criar novas técnicas dependendo do ambiente em que trabalha.

Aviso

É preciso tomar cuidados para que você não seja demitido por justa causa ao se fazer de péssimo funcionário. Veja uma lista do que NÃO fazer:

  1. Não vá trabalhar bêbado.
  2. Não falte sem justa causa.
  3. Não chegue atrasado.
  4. Não viole os segredos da empresa.
  5. Não ofenda os colegas e supervisores.

Caso receba uma advertência por ser um mau funcionário, não tenha medo daquela velha ameaça: “com três advertências você será demitido por justa causa”. Se for realmente demitido por justa causa, procure um bom advogado trabalhista e leve a empresa à justiça. Na maioria das vezes o advogado consegue reverter a causa para o trabalhador.

6829501333 a19ef7b9a3 Como ser demitido sem justa causavictor1558/Flickr

Consciência

É preciso ter consciência que ao procurar ser demitido sem justa causa, o empregado deverá se mostrar um péssimo funcionário, neste caso ele pode esquecer qualquer referência quando for procurar outro emprego.

Outro caminho

Uma segunda opção para ser demitido sem justa causa é fazer um acordo com o empregador. Não são todos os empregadores que fazem acordo, ainda mais se for empresa grande, mas se o patrão for alguém amigável e se o funcionário tiver um desempenho exemplar, a realização de um acordo entre as partes poderá ser viável.

(imagem destaque: victor1558/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !