Como ser um tatuador


800px-Tatoo_creating

Tachada como uma coisa pejorativa e negativa tempos atrás, não era raro ouvirmos comentários como “isso é coisa de marginal”, ou “você jamais vai arrumar um emprego decente”, ou ainda “a polícia vai te confundir com ladrão”.

Hoje símbolo de beleza e até mesmo de status entre as tribos mais alternativas, a tatuagem, também chamada carinhosamente de tatoo ganha cada vez mais espaço e afasta-se do paradigma de maloqueiro e marginal, que tanto tempo perseguiu esta arte.

800px Araña en 3D F550x450 Como ser um tatuadorWikimedia Commons

A visão negativa que um dia permeou as ideias acerca da tatuagem remonta à idade média. Para a Igreja Católica, por exemplo, foi execrada pelo Papa na época. A origem da tatuagem é bem anterior a este tempo, pois há indícios de tatuagens datados entre 4000 e 2000 a.C no Egito.

Esta oposição religiosa se devia ao fato de considerarem uma violência e vandalismo contra o próprio corpo, ferindo assim os princípios cristãos.  James Cook, considerado o pai da tatuagem, não pensava assim. Foi ele quem criou o termo “tatoo” e popularizou esta arte entre os marinheiros de sua comunidade.

800px Tattoo parlor mirror F550x450 Como ser um tatuadorWikimedia Commons

Outro ponto relevante, que levou a tatuagem a ser vista com desconfiança pela sociedade foi o fato do governo da Inglaterra adotá-la como uma maneira de identificar criminosos.

No contexto atual, profissionais das mais variadas áreas como médicos, juízes, advogados, professores, entre outros, são adeptos da tatuagem e cada vez mais o tatuador, profissional especializado na arte de tatuar, é bem remunerado. Com esta ventania a favor da arte, cresce também o interesse de pessoas a fim de se profissionalizarem no ramo da tatuagem.

Você gosta de tatuagem, acredita que tem talento e gostaria de ser um tatuador e eternizar sua arte na pele das pessoas?  Não sabe como proceder para entrar no universo da tatuagem?

Veja a seguir nossas dicas de como se tornar um tatuador!

399px Braindrops Tattoo   Dave F550x450 Como ser um tatuadorWikimedia Commons

1-Desenhe bastante

Um grande erro é o aspirante a tatuador não ter um bom traço, não ser um bom desenhista, não treinar, e mesmo assim, se jogar no mundo da tatoo. Antes de encarar a profissão a serio é preciso se perguntar se leva jeito com o desenho, e, antes de qualquer coisa, desenhar muito.

Pratique bastante em cadernos, treine técnicas de desenho e aprimore seus traços. Fazer um curso de desenho pode ser o primeiro passo.

2-Kit tatoo

Comprar um kit de tatuagem, aprender a montar e desmontar a maquininha e treinar em cobaias são os passos seguintes para realizar o sonho de se tornar um tatuador.

Se você sentir firmeza nos seus traços e tiver algum amigo que não ligue de ser sua cobaia (sempre tem um amigo mais louco né? ), mande ver!

415px Tattoo shop F550x450 Como ser um tatuadorWikimedia Commons

3-Aprimorando as técnicas

Faça cursos com tatuadores renomados, estágios em estúdios conceituados no meio, compareça nas inúmeras convenções de tatuagem. Tudo isso fará você aprimorar sua técnica. Há pessoas que viajam para diversos países, em busca de inovações e de aprender com tatuadores mais experientes.

O mercado é bem vasto para o profissional de tatuagem. Sejam tatuagens definitivas ou tatuagens de henna, há sempre alguém com o intuito de colocar na pele um símbolo, uma imagem, algo que tenha um significado especial.

Investindo no ramo e aprimorando cada vez mais sua técnica, você poderá se tornar um tatuador de sucesso. Boa sorte!

 (Imagem Destacada: Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !