Como ser um Auditor Fiscal


800px-Bernardo_Vidal_empreendedor

Uma das carreiras mais almejadas no ramo da carreira pública é a função de Auditor Fiscal. Não somente pela ótima remuneração, mas também pela estabilidade do emprego e pela pouca jornada de trabalho, aproximadamente 40 horas.

Mas o que muita gente não sabe é que para chegar a ser um Auditor Fiscal é preciso se percorrer um longo e tortuoso caminho. O caminho dos estudos e da preparação para enfrentar a grande concorrência dos concursos públicos.

Enfim, este artigo irá enumerar todas as etapas a serem percorridas pelas pessoas que desejam ser um Auditor Fiscal, mostrando as exigências para exercer a função, a graduação desejada, a remuneração e outros detalhes importantes para quem deseja se tornar um Auditor Fiscal.

800px Carlos Alberto Barreto Como ser um Auditor FiscalRenato Araújo/ABr/Wikimedia Commons

Itens importantes

Para ser um Auditor Fiscal é preciso

  • Possuir uma graduação
  • Ser aprovado em concurso público

Como ser um Auditor Fiscal

Agora veja os detalhes de como se tornar um Auditor Fiscal.

  • Possuir uma graduação. A principal exigência dos concursos públicos é que os candidatos ao cargo de Auditor Fiscal possuam alguma graduação. Independente da graduação, é necessário ter uma para se candidatar ao cargo. Então existem muitos casos em que médicos, engenheiros e advogados se tornam Auditores Fiscais, pois a lei não especifica um determinado tipo de graduação para candidatura. Então se você deseja ser um Auditor Fiscal corra para fazer uma graduação.
  • Ser aprovado num concurso público da Receita Federal. O cargo de Auditor Fiscal é uma função pública, por isso é especificado em lei que os profissionais sejam aprovados em uma seleção pública para estarem aptos a exercer a função. Por isso, é fundamental se preparar para enfrentar os concursos públicos, será preciso estudar disciplinas como: Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Direito Civil, Penal e Comercial; Direito Constitucional e Administrativo; Direito Previdenciário, Direito Tributário, Comércio Internacional, Contabilidade Geral e Avançada, Auditoria e  Administração Pública, Economia e Finanças Públicas.

Essas são as disciplinas base que serão avaliadas nas provas dos concursos públicos, então se prepare, estude muito, comece a fazer um curso preparatório, pois a concorrência é muito grande e as disciplinas são muito “pesadas”.

 

130728680 c3d05b2e79 Como ser um Auditor Fiscalobvio171/Flickr

Curiosidades sobre a carreira de um Auditor Fiscal

Agora veja algumas curiosidades da função de Auditor Fiscal:

  • O Auditor Fiscal é o responsável em cuidar de todos os detalhes da administração tributária federal, ele será capaz de planejar, executar, acompanhar e avaliar todas as atividades relativas à tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento dos impostos e contribuições relativas ao governo.
  • A remuneração desse profissional é muito atraente, pois inicialmente ele receberá um salário de R$ 13.600,00, podendo esse valor chegar a R$ 19. 451,00. Existem promoções por mérito através da avaliação do desempenho e do exercício da função.
  • A jornada de trabalho será de 40 horas, sendo que todos os feriados este profissional poderá “emendar”, horas extras nem pensar.
  • O profissional poderá pedir a sua mudança de local de trabalho a qualquer momento, pois existe esta possibilidade. Sendo que deverá explicar um motivo para seus superiores e aguardar respostas sobre sua solicitação.

Enfim, essas são as dicas para quem deseja se tornar um Auditor Fiscal, veja que é uma ótima profissão, então se prepare e boa sorte nos concursos públicos.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Thiago Marinho/Wikimedia Commons)