Como ser um bom síndico


3561451136_c8edf4b128

Muitas pessoas que residem em apartamento e condomínios acabam por ter a vontade de serem síndicos e exercerem esta profissão que pode lhe acarretar alguns benefícios, porém muitos problemas também, e você deverá saber exatamente como resolvê-los antes mesmo de iniciar a profissão, sabendo, basicamente, como agir em situações específicas.

Ser um bom síndico não depende somente da inspiração ou gosto da pessoa pela profissão e, sim, do conhecimento que a mesma possui para agir em situações e encarar problemas que eventualmente podem ocorrer. Veja, abaixo, algumas dicas de como ser um bom síndico.

Tenha um bom relacionamento com seus vizinhos

Este passo é essencial, principalmente, se você ainda não tenha sido escolhido para o cargo, pois a votação para este tipo de profissional e responsável é normalmente feita por meio dos moradores do prédio ou condomínio que expõe sua opinião sobre a pessoa que eles creem estar melhor adaptada para exercer as funções. Mesmo depois de tornar-se síndico, é necessário que você mantenha esta relação de amizade com os vizinhos pois a função do profissional é, principalmente, estabelecer o bem-estar dos moradores.

6829375253 5f315445642 Como ser um bom síndicoVictor1558/Flickr

Possua algumas características necessárias

Para ser síndico não basta só o gosto pela profissão e, sim, crer que está apto para isto mediante a algumas qualidades que você deverá possuir, assim como ser paciente, organizado e ter muita força de vontade para fazer tudo o que lhe é requisitado e, principalmente, não possui muitos compromissos e tarefas todos os dias, afinal a maioria dos síndicos não possui um horário de atendimento, sendo que os vizinhos acabam lhes chamando a qualquer hora do dia.

Escolha a administradora ideal

Muitas vezes poderá ocorrer um caso em que um problema aconteça e você não esteja presente, sendo que neste caso é necessário que alguém fique responsável pelas suas tarefas, sendo que a empresa que fará isto por você é uma administradora, atendendo os moradores sobre funções que, muitas vezes, são designadas à você. Para escolher uma administradora ideal é necessário que você procure uma marca confiável, além de indicações e tempo que a mesma está no mercado.

Faça planejamentos financeiros

Todos os moradores em todos as regiões do mundo tem um grande objetivo mensal que é conseguir diminuir seus gastos, sem prejudicar a qualidade de vida que estes levam. O síndico poderá ser um grande influenciador neste aspecto, pois há algumas mudanças possíveis que podem ajudar com que o valor usado todos os meses por parte dos vizinhos diminua, sendo que as opções mais viáveis são: substituição no sistema elétrico por lâmpadas que gastem menos energia, podendo economizar uma boa parte de dinheiro neste item, podendo fazer com que o mesmo torne-se metade do comum, além de trocar prestadores de serviços, que podem aumentar ou diminuir o custo mensal dependendo de sua escolha.

5401172924 823aa813f61 Como ser um bom síndicoonnola/Flickr

Realize uma lista de prioridades

A melhor forma de saber o que fazer quando síndico, além de poder expor suas ideias aos outros moradores, é fazendo uma relação com todos os planos desejados, sendo que você deverá lembrar-se sempre que, primeiramente, a estrutura do prédio ou condomínio deverá ser visada para que, posteriormente todos os ajustes, você possa pensar na fachada, ou seja, a parte do design do mesmo.

Siga as dicas acima para que você consiga ser um bom síndico, com responsabilidades a serem cumpridas e metas a serem alcançadas.

Bom trabalho!

(Imagem Destaque: JavierPsilocybin/Flickr)