Como ser um bom vendedor


medium_4297836062

Uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro atualmente é com a compra e venda de produtos. Essa é uma das maneiras mais clássicas de negócio e é praticamente a base de toda a economia mundial. No entanto, o ato de vender qualquer produto exige algumas características fundamentais, como um bom relacionamento com pessoas, boa aparência além de qualidade no produto a ser vendido. O bom vendedor deve possuir e dominar cada uma dessas características para que a venda seja bem sucedida.

Uma vez conquistada a confiança do consumidor, é possível efetuar com ele os mais variados tipos de negócios, de forma que os dois estabelecem entre si uma relação de ajuda mútua. O objetivo principal de um vendedor é atingir esse ponto, no qual o cliente vê em um produto algo necessário e fundamental que deve ser adquirido. Para chegar a esse ponto, é necessário que o vendedor conheça algumas técnicas da profissão relacionadas ao marketing de vendas, como a melhoria das relações com o cliente, criação de gráficos de metas, análise das características dos produtos, análise do público a ser atingido e várias outras.

2556727318 d37b466739 Como ser um bom vendedor

Via Flickr

1. Invista na sua aparência

Não importa o que será vendido ou como será vendido, mas a aparência do vendedor precisa estar de acordo com o público a ser atendido. Em lojas em geral, a regra é utilizar uma calça comprida, sapato e camisa polo, no caso de homens e uma saia, sapato e uma camisa mais solta para as mulheres. A padronização de um uniforme também passa uma ideia de qualidade para o cliente, algo que pesa muito na decisão final da compra.

No entanto, em lojas temáticas, que vendam produtos para surfistas ou sejam voltadas para o heavy metal, por exemplo, os vendedores devem se vestir de acordo com a proposta oferecida pela loja. Isso significa dizer que um vendedor que utilize chinelos, uma bermuda comprida, camiseta e cabelo comprido estaria perfeitamente de acordo com a proposta de uma loja voltada para equipamentos de surf.

2. Como se tornar um vendedor agradável

Empatia é a capacidade de se conectar, de certa maneira, à outra pessoa e compreender quais são as suas necessidades e desejos. Essa é uma das principais características que diferenciam os vendedores comuns daqueles que são excelentes. A empatia é uma maneira de oferecer ao cliente exatamente o que ele procura de uma forma natural, sem a necessidade de forçá-lo ou obrigá-lo a fazer algo que não deseja.

medium 4442680688 Como ser um bom vendedor

Via Flickr

3. Invista em marketing

O marketing vai muito além de um simples comercial. A forma como o produto é apresentado, o público alvo do produto e as suas características são as principais responsáveis por garantir a venda do produto. Por isso, estude cuidadosamente o seu público e realize a criação de gráficos de metas para que possa focar em um ponto essencial para o sucesso.

4. Foco nos clientes

Não importa o que seja feito, a decisão do cliente deve ser respeitada. O maior erro de alguns vendedores é forçar extremamente a venda de um produto – muitas vezes ao ponto de implorar – para o cliente. Procure conhecer o seu público alvo em potencial e mostre as qualidades e vantagens que o produto oferece. Com o tempo e uma boa estratégia de vendas, será possível se tornar um vendedor cada vez melhor.

Boa Sorte!