Como ser um profissional ético


6829537417_465d28e1db

A ética é um conceito que faz com que os humanos possam trabalhar e conviver de forma harmoniosa. Também é a ética que norteia quem é digno de respeito, honra e mérito. Ética também é um conjunto de princípios morais que alguém segue em sua profissão. Como por exemplo, o padre católico, ele nunca pode comentar sobre os assuntos que uma pessoa lhe conta em segredo de confissão, nem mesmo em julgamento. O mesmo acontece com os médicos, que não podem comentar sobre as doenças de pacientes com terceiros.

Tudo isto se chama ética. Cada profissional tem o dever de seguir certos princípios para serem pessoas confiáveis e, por conseguinte, profissionais respeitáveis. Veja algumas dicas de como ser um profissional ético:

7650804342 9715bb425f Como ser um profissional éticothetaxhaven/Flickr

  • Honestidade acima de tudo. Ninguém pode ser ético, sem antes ser honesto. A honestidade antecede a ética. Mas ser honesto não é apenas sinônimo de não roubar, ser honesto é nunca faltar com a verdade e nunca tentar ludibriar os outros.
  •  Respeito e humildade. Pratique a humildade, não se passe por quem você não é, muito menos tente passar por cima dos outros para atingir um objetivo. Pelo contrário, tenha a humildade de interagir e cooperar com os outros para obter sucesso. Respeite a opinião dos colegas. Some ideias.
  •  Ética x ganância. Lembre-se de uma coisa: o profissional ético não segue o caminho do dinheiro, mas sim, o caminho de princípios morais. E muitas vezes, seguir os princípios morais requer abrir mão de inúmeras vantagens. O profissional ético espera pela recompensa justa, e não busca a vantagem a qualquer custo.
  •  Elogios, mas não fui eu.  Se tem uma coisa que pode ser chamada de antiética é um profissional aceitar os elogios por um serviço que não fez. Isso é algo abominável aos princípios éticos e morais. Ao ser elogiado de forma imprecisa, demonstre ética ao indicar quem é o responsável pelo serviço.
  •  Seja pontual. O bom profissional ético segue a risca seu horário. O lema da ética é: compromisso marcado, compromisso cumprido. Aquele que chega na hora, e sempre está presente  nos compromissos que marcou , esse sim é digno de ética. Dica de ouro: seja pontual, se  for atrasar, avise.
  • Não fale pelas costas. Outra coisa deplorável e sem principio moral: falar mal de colegas de trabalho pelas costas, ou pior, culpar alguém que não esteja presente. O profissional ético não faz fofoca e procura sempre uma conversa particular para colocar os pingos nos ‘is’.
  • Não quebre promessas. Não faça promessas que sabe que não irá cumprir, mas se prometer cumpra. Pois um dos valores mais inestimáveis de um profissional ético é a sua palavra.

7650979292 879fda3726 Como ser um profissional éticothetaxhaven/Flickr

 O paradigma da circunspeção

Ser circunspecto é agir com discrição, seriedade e respeito. Dicas para ser circunspecto:

  • Não perguntar o salário de um colega profissional;
  • Não falar aos outros o valor do seu salário;
  • Não adentrar em conversas de nível particular;
  • Não mexer nas coisas alheias;
  • Não se intrometer nos assuntos alheios;
  • Falar apenas o necessário.

Siga esses passos para ser um profissional ético, e lembre-se que também é importante ser uma pessoa ética no dia a dia.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Victor1558/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !