Como ser uma boa dona de casa


dona-de-casa 7

Nas últimas décadas vimos algumas mudanças de papéis entre os gêneros e as mulheres passaram a, cada vez mais, sair de casa para trabalhar. Mas, apesar das mudanças, as mulheres continuam sendo as verdadeiras chefes do lar, e é pensando em contribuir com quem precisa de ajuda nesse quesito, que esse texto irá trazer algumas dicas sobre como desempenhar bem essa função.103022070 b54fade055 z 600x250 Como ser uma boa dona de casa

  1. Gerencie os recursos de forma adequada: Querendo ou não, a administração de um lar passa, necessariamente, pela questão financeira, por isso é importantíssimo ter e manter um planejamento. Esse planejamento visa não somente economizar, mas também garantir que os recursos necessários para a casa continuem disponíveis. Isso engloba itens da despensa, pagamento de contas, etc. Portanto, para se administrar bem um lar, é importante saber da entrada e saída financeira, de forma a planejar os gastos. Também é importante saber a quantidade de mantimentos necessários para os comprar somente o necessário.
  2. Limpeza e manutenção: A casa tem de ser constantemente limpa, uma vez que, mesmo havendo pouca circulação de pessoas, haverá acúmulo de poeira, traças e teias-de-arranha. Esses infortúnios são inevitáveis, por isso recomenda-se o estabelecimento de uma rotina de limpeza e manutenção. Pelo menos uma vez por semana deve-se varrer a casa, limpar o chão com desinfetante e limpar a poeira. Deve-se também trocar constantemente os lençóis e forros. Além disso, se a casa tiver plantas ou jardim, deve-se regá-los diariamente. Existem ainda as rotinas mensais, como as compras de supermercado. Organize todos os compromissos de forma à distribuí-los de maneira a não te sobrecarregar.
  3.  Lavagem de roupas: As roupas e forros de cama devem ser lavados frequentemente, mas o período será definido conforme a realidade de cada lar. É importantíssimo lavar todos em uma mesma oportunidade, de forma a evitar desperdícios de água e energia elétrica.
  4. Manutenção da dispensa e compra de produtos de limpeza e higiene: Alguns alimentos, como frutas e verduras, devem ser comprados com maior regularidade, dado o fato de serem perecíveis. Outros produtos como carnes, frios e embutidos, devem ser comprados semanalmente. Por fim, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal e demais necessidades, podem ser comprados mensalmente.
  5. Preparação de alimentos: A preparação de alimentos deve sempre contemplar a velha dica dos nutricionistas: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Um bom e nutritivo almoço deve ter cereais, verduras, legumes e carne. A clássica combinação de arroz e feijão é excelente, não abandone-a. As refeições devem ter um momento só para elas, evite almoçar e jantar na frente da TV ou computador, reserve esse momento para a comunhão familiar.

mulher polvo 400x250 Como ser uma boa dona de casaEsperamos que com nossas dicas você seja uma excelente dona-de-casa!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post