Como socorrer pessoas em casos de ataque cardíaco


Hoje em dia, no mundo todo, é muito grande o número de pessoas que sofrem problemas cardíacos, e muitas, infelizmente, chegam ao óbito, pois não tiveram os devidos cuidados por pessoas que estavam próximas, e que não fizeram o aviso ao atendimento de emergência rapidamente, atendimento este, que se torna fundamental em casos de ataque cardíaco.

E este será o tema desse interessante artigo, que irá apresentar algumas dicas de como socorrer pessoas em casos de ataque cardíaco. Qualquer pessoa é capaz de socorrer uma pessoa que esteja sofrendo um ataque cardíaco, desde que conheça as técnicas utilizadas em primeiros socorros.

34 Como socorrer pessoas em casos de ataque cardíacoGarrett Ammon/Flickr

Para socorrer uma pessoa que esteja sofrendo um ataque cardíaco é preciso:

  • Manter a calma e a serenidade;
  • Avaliar a situação e analisar os sintomas;
  • Chamar o atendimento de emergência;
  • Ter tranquilidade para aplicar as técnicas de primeiros socorros.

Agora veja os detalhes de como fazer para socorrer a pessoa:

Manter a calma e a serenidade

Quando você presenciar um caso de algum familiar ou qualquer outra pessoa que esteja sofrendo um ataque cardíaco, a primeira coisa que você deve observar é a sua calma e serenidade para avaliar a situação. Se você ficar nervoso, você poderá atrapalhar e até piorar o estado da pessoa que está sofrendo desse mal súbito.

Avaliar a situação e analisar os sintomas

Para avaliar a situação é preciso olhar a sua volta e verificar um local arejado para posicionar a pessoa, se ela estiver em pé ou escorando em algum lugar. Se ela já estiver caída, o caso é mais grave e você só deve socorrê-la se tiver sólidos conhecimentos em técnicas de ressuscitação, que serão apresentadas no quarto passo desse artigo.

Se a pessoa estiver na situação descrita acima, você deve analisar os sintomas. Os sintomas de uma pessoa que está sofrendo um ataque cardíaco são: dor intensa no peito, dor na barriga, ombro ou braço, arritmia cardíaca, palpitação, vômito, diarreia e dificuldade de respirar.  Nesses casos é muito comum a pessoa suar muito.

25 Como socorrer pessoas em casos de ataque cardíacoNASA Goddard Space Flight Center/Flickr

Chamar o atendimento de emergência

Percebendo os sintomas descritos acima, ligue imediatamente para o atendimento de emergência. O número do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) é o 192, ele é responsável em atender esses casos de emergência. Você também pode ligar para o corpo de bombeiros (número 193), eles também prestam serviço de resgate de pessoas nessa situação.

Ter tranquilidade para aplicar as técnicas de primeiros socorros

Você deverá prestar os primeiros socorros até que a unidade de emergência chegue ao local. Primeiramente você deve verificar a pulsação sanguínea da pessoa: verifique segurando os pulsos da pessoa ou colocando dois dedos na lateral do pescoço, no lado esquerdo, logo abaixo do maxilar.

Se verificar que a pessoa não tem pulsação, você deve iniciar as técnicas de ressuscitação, que consistem em massagem cardíaca e respiração boca a boca.

Agora veja algumas atitudes que você não deve fazer em casos de emergência:

  • Tentar transportar a pessoa até a ambulância;
  • Dar alimentos ou líquidos;
  • Fazer as técnicas de primeiros socorros, sem o devido conhecimento e treinamento.

14 Como socorrer pessoas em casos de ataque cardíacostjohnwales/Flickr

Essas são as dicas para socorrer uma pessoa que esteja sofrendo de um ataque cardíaco, lembre-se que a melhor coisa a se fazer é manter a calma e chamar o serviço de emergência.

 

(Imagem destaque: Hamed.Al-Raisi/Flickr)