Como socorrer uma vítima de afogamento


25-02-2011-08-55-39-arte-correnteza-especial-afogamentos-praia-mocambique-foto-cristiano-andujar-8288

Definido como aspiração de líquidos não corporais advindos de imersão ou submersão, os afogamentos figuram entre os acidentes mais comuns e fatais de que se tem conhecimento. Todos nós conhecemos alguém que quase se afogou ou mesmo que tenha morrido por causa disso.

afogamento thumb4543830 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Os dados são alarmantes! Cerca de quinhentas mil pessoas morrem afogadas por ano em todo mundo, sete mil e quinhentos só no Brasil, onde oito por cento das vítimas nunca têm seus corpos encontrados. Isso sem contar as duzentas e sessenta mil pessoas que são hospitalizadas todos os anos, só no Brasil, vítimas desse tipo de acidente. As principais vítimas são crianças entre oito e quatorze anos e jovens adultos.

AFOGAR 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Dentre as principais causas destacam-se: a falta de habilidade em natação, pessoas que não sabem nadar e acidentalmente caem em profundidades onde não tem pé, nadadores que tem cãibras, cardiopatas vítimas de infarto dentro d’água, uso de bebida alcoólica e outras drogas de efeito psicomotor e crises de epilepsia durante o nado.

afogamento 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Os principais sinais e sintomas do quadro de afogamento são: hipotermia (temperatura do corpo baixa), náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar, cansaço, dores musculares, parada respiratória (apnéia) e parada cardio-respiratória.

afogado 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

A principal conduta quando ocorre este tipo de problema é encaminhar a vítima imediatamente para o atendimento médico. Mas enquanto o socorro não chega, algumas medidas podem ser tomadas de forma a minimizar as seqüelas, bem como resgatar a vítima de maneira correta.

236 419 Piero Ragazzi praia 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Neste guia, Comofas te ensina como socorrer uma vitima de afogamento.

Passo a Passo

Prevenir é o primeiro passo, algumas medidas simples podem evitar que o pior aconteça:

Bebês: Jamais os deixe sozinhos no banho ou próximos a qualquer aglomeração líquida. O mínimo de água acumulada (um balde, vaso ou pia) pode ser suficiente para um bebê se afogar.

afogamento criancas dq 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Crianças: Mesmo estando maiores, para elas se aplicam as mesmas recomendações anteriores. Além disso, devemos despertar nelas o interesse por sua própria segurança, evitando entrar na água sem a supervisão de um adulto, não nadar em locais profundos ou de muita correnteza, não saltar de trampolins, etc. Além disso, é altamente recomendável matriculá-las em um curso de natação.

Adultos: É preciso que este tenha noção de suas habilidades e limitações. Evitando nadar quando suas funções estiverem comprometidas pelo uso de álcool, medicamentos, drogas ou alguma enfermidade. Deve-se se também evitar nadar sozinho em áreas desconhecidas e não supervisionadas. Caso seja pego por uma correnteza, deve-se nadar diagonalmente através dela, nunca contra.

Localizada uma vítima de afogamento proceda da seguinte forma:

  1. Tenha em mente que sua segurança é mais importante que a de quem está se afogando. Atitudes impensadas não darão em nada e poderão resultar em duas vítimas ao invés de nenhuma, que é o que pretendemos
  2. Jogue algum objeto para a vítima se apoiar, uma bóia, colete salva vidas, um pedaço de madeira ou corda. De preferência algo em que ela possa se prender, ou ser presa, para ser puxada para fora
  3. Tendo a disposição um barco ou canoa, aproxime-se da vítima para lançar tais objetos. Caso a estabilidade da embarcação seja duvidosa, jamais traga a vitima a bordo, pois seus movimentos bruscos advindos do desespero podem virar o barco. Prefira arrastá-la até a margem
  4. Caso as dicas acima não tenham dado certo, utilize como último recurso entrar na água. Só o faça se tiver grandes habilidades em natação. O socorrista deve visualizar a vitima bem como ter certeza de que a vitima o está visualizando.
  5. Abordagem verbal: Quando estiver a aproximadamente três metros da vítima, identifique-se de modo a acalmá-la. Peça então que ela fique de costas pra você, de modo a realizar uma aproximação segura e sem riscos
  6. Abordagem física: Dê algo em que a vitima possa se apoiar, ou então a agarre por trás imobilizando seus braços, de modo a evitar que ela se debata atrapalhando o resgate. Nunca permita que a vítima te agarre. Utilize seu braço destro para nadar e o outro para segurar a pessoa
  7. Leve-a até a margem
  8. Caso você não tenha visto como ocorreu o acidente, parta sempre do pré-suposto de que a vitima sofreu algum tipo de lesão na coluna, portanto deve ser retirada da água do modo mais imóvel possível
  9. Caso seja necessário e você esteja preparado realize uma respiração boca a boca
  10. Chame o resgate (SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia) o mais rápido possível

tvsinopse1008 1 285x175 Como socorrer uma vítima de afogamento

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

3 replies to this post
  1. Olá, tentei entrar em contato via e-mail, mas, recebi uma mensagem de erro: “Delivery to the following recipient failed permanently”

    Segue o e-mail:

    Primeiramente, quero parabeniza-lo pelo ótimo trabalho que tem feito com o blog Como Fas, os artigos estão bem legais e bastante úteis.

    Meu chamo Jonathan, e sou dono do blog: Promoção de Passagens Aéraes(http://promocaopassagensaereas.net.br/) e gostaria de sugerir uma dica extra para o post (http://comofas.com/como-encontrar-passagens-aereas-promocionais/), no caso, o meu blog de promoções de passagens:

    Promoção de Passagens Aéreas(link para o blog): Blog dedicado dia e noite a informar sobre novas promoções de passagens aéreas da TAM, Gol, Azul, Trip, Avianca, WebJet e demais companhias. Atualizado diariamente, também, informado através do twitter @promodepassagem e Facebook. Fique por dentro das promoções de passagens aéreas relâmpago, de madruga, finais de semana e feriados, além de ofertas, descontos, dicas de viagens e destinos.

    Elaborei especialmente para o post no seu blog. Espero que goste.

    Abraço!